Por Edmar Ferreira
Único brasileiro da NFL, Cairo Santos renovou seu contrato por mais uma temporada com o Kansas City Chiefs. Há três anos o limeirense está na equipe e sua segurança, aliada a regularidade, lhe renderam mais um ano no futebol americano.
Como jogador não draftado, Cairo tornou-se free agent restrito ao fim do terceiro de ano de vínculo. Sendo assim, segundo o site Globo Esporte, os Chiefs tinham direito a exercer uma cláusula de proteção para não perderem o jogador.
Ou seja, se outra equipe fizesse uma proposta pelo camisa 5, o time de Kansas poderia igualar para ficar com o jogador ou receber uma escolha de draft como compensação.
Cairo renovou por um ano e se tornará agente livre irrestrito ao fim da próxima temporada, caso não chegue a um novo acordo com os Chiefs.
O limeirense teve o quarto melhor aproveitamento entre os kickers que chutaram pelo menos 30 field goals na última temporada. Foram 31 certos de 35 tentados.
Na temporada 2016/17, os Chiefs tiveram boa campanha, com 12 vitórias e apenas 4 derrotas, que lhe renderam a primeira colocação na Divisão Oeste da Conferência AFC.
Mas nos playoffs, a Kansas perdeu para o Pittsburgh Steelers por 18 a 16, sendo eliminado.