O Campeonato Amador de Futebol 2017, previsto para começar no próximo dia 11, será abrilhantado pela Banda Marcial do Patrulheiro na rodada de estreia.
A coordenadora de projetos do CAMPL (Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira), Helen de Paulo Araújo,confirmou ao presidente da Liga Desportiva Limeirense (LDL), José Ricardo Vendemiate, que a banda também prestará homenagem a Carlinhos Biagiolli, falecido no mês passado, poucos dias depois de tomar posse.
“Achei pertinente honrar a memória do Carlinhos com uma festa de abertura digna de uma nova mentalidade na administração do futebol amador de Limeira”, disse, Vandemiate.
Uma faixa em homenagem a Carlinhos será confeccionada. A banda percorrerá o campo com o estandarte, executando várias músicas. O local da apresentação será definido em breve.
O CAMPL criou o Projeto “Musicando” em 2004, que resultou numa organização que atende 75 jovens, sendo 55 integrantes do corpo musical e 20 do corpo coreográfico.
O objetivo principal sempre foi desenvolver o talento musical, ética e cidadania nos jovens, através da ação cultural.
“Em junção com o conhecimento teórico e prático, os jovens inseridos no programa se tornam pessoas mais responsáveis, disciplinados, tolerantes, compromissados, ampliam o círculo de amizades, adquirem um crescimento continuo na formação de um ser humano aprimorado, obtém uma ocupação sadia, contribuindo assim para o afastamento de fatores de risco social”, explicou Helen.
Inicialmente, o CAMPL selecionou 20 músicos e formou uma Banda de Percussão, com caráter permanente, pedagógico, de formação musical e moral, voltada aos adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em 2007, com o apoio do Ministério da Cultura, o Projeto se transformou em uma Banda Marcial, composta por 60 jovens, sendo 40 integrantes do corpo musical e 20 do corpo coreográfico. A parceria se estendeu no ano de 2010 e 2013.
Em 2016, a banda contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Ministério da Cultura, atendendo 75 jovens, sendo 55 integrantes do corpo musical e 20 do corpo coreográfico.
Atualmente, o CAMPL custeia o atendimento dos 100 jovens, sendo 75 já atuantes na banda e 25 do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que participam da oficina de música.
A banda marcial possui grupo de metais (instrumentos de sopro) e percussão e é referência na área musical de Limeira e região, apresentando-se de forma gratuita em diversos eventos, tais como: abertura de cerimoniais, solenidades, desfiles cívicos, concertos didáticos, aniversários das cidades, recepções, festivais, campeonatos, eventos sociais, culturais, entre outras festividades internas da entidade.
O conjunto musical do CAMPL tem como regente e professor de percussão Ronaldo Domingos, professor de metais Moisés Junior, coreógrafa Márcia Dettmer e a responsável pelo projeto Helen Araújo.
O CAMPL é uma instituição de 48 anos que, conforme disse Helen, tem a missão de “promover o desenvolvimento global de adolescentes e suas famílias, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em risco social, através da Educação, Recreação, Trabalho e Saúde, contribuindo para sua proteção e socialização”.
A banda tem como regente e professor de percussão Ronaldo Domingos, professor de metais Moisés Junior, coreógrafa Márcia Dettmer e a responsável pelo projeto Helen Araújo.
*** Foto da FAAL