Por Edmar Ferreira
A Internacional inicia amanhã sua participação no mata-mata do Campeonato Paulista da Série A-3. Seu adversário será o perigoso Desportivo Brasil, às 10h, no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz. O jogo de volta acontece no sábado seguinte, às 17h, no Limeirão.
Existe um dado preocupante. A Inter não vence um mata-mata desde 1986, ou seja, a 31 anos. No Campeonato Paulista daquele ano, em que viria a conquistar o título diante do Palmeiras em pleno Morumbi, o time comandado pelo técnico Pepe passou pelo Santos nas semifinais.
No primeiro jogo realizado em 24/08/1986, na Vila Belmiro, a Inter venceu o Peixe por 2 a 0, gols de Kita aos 27 minutos do 1º tempo e Gilberto Costa aos 11 minutos do 2º tempo.
Com boa vantagem, a Inter tornou a vencer a rival, desta vez no Limeirão – completamente lotado – em 28/08, no jogo da volta, gols de João Batista aos 44 minutos do 1º tempo e Kita aos 29 minutos do 2º tempo. Zé Sérgio descontou aos 43 minutos da etapa complementar.
De lá para cá, a Internacional disputou cinco mata-matas e foi eliminado em todos eles. Em 1995, pelo Campeonato Brasileiro da Série C, o Leão caiu diante do XV de Piracicaba.
Dois anos depois, novamente pela Série C, o Leão não passou do Uberlândia, perdendo os dois jogos. Em 2003, também pela Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, a Veterana foi despachada pelo União Bandeirante do Paraná.
As últimas duas eliminações em mata-mata foram pela Copa Paulista. Em 2013, o time comandado por Paulo Cezar Catanoce não passou do São Bernardo, enquanto em 2014, a Inter, de Betão Alcântara, perdeu os dois jogos para o XV de Piracicaba.
Definição
Pela primeira vez nesta A-3, o técnico João Vallim poderá contar com todos os jogos. Ninguém está suspenso e o departamento médico está vazio. Além disso, os reforços Ricardinho (volante) e Evandro Russo (meia) estão à disposição a partir de agora.
Pelo que se viu no último treinamento, Vallim deve colocar em campo o time que jogou a maioria das partidas da fase de classificação, ou seja: Rafael Pin; Balardin, Carlão, Nikão e Calixto; Marquinho, Teco e André Mocóca; Tom, Wesley e Lucas Douglas.
O volante Teco não está 100% e se não reunir condições, Luís Roberto ou Ricardinho ficariam com a vaga. A mesma situação se deve a André Mocóca, que perdeu alguns jogos em razão de uma lesão no joelho. Evandro Russo está de prontidão.
O Desportivo Brasil também terá time completo. O técnico Caio Zanardi aposta no bom desempenho em casa. Dos nove jogos como mandante, venceu sete – entre eles da própria Internacional por 2 a 1 -, empatou um (0 x 0 Olímpia) e perdeu apenas um (1 x 0 Matonense), obtendo 81,4% de aproveitamento.
O jogo terá a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM, com Edmar Ferreira, César Roberto e João Vitor Fedato. O comando é do Dr Roberto Lucato.
Últimos cinco mata-matas da Inter:
1995 – Série C:
XV de Piracicaba 1 x 0 Inter
Inter 0 x 0 XV de Piracicaba
1997 – Série C:
Inter 2 x 3 Uberlândia
Uberlândia 2 x 1 Inter
2003 – Série C:
União Bandeirante 2 x 0 Inter
Inter 1 x 0 União Bandeirante
2013 – Copa Paulista:
Inter 1 x 0 São Bernardo
São Bernardo 3 x 0 Inter
2014 – Copa Paulista:
Inter 0 x 1 XV de Piracicaba
XV de Piracicaba 4 x 1 Inter
*** Foto do volante Marquinho com o lateral Calixto
*** Crédito – Fernando Carvalho