Por Edmar Ferreira
O comentarista Tatitnha Casagrande, da Rádio Educadora 1020 AM, fez uma comparação que reflete bem o tamanho do milagre que o Independente precisa para escapar do rebaixamento para a última divisão do futebol paulista e disputar novamente a Série A-3 no ano que vem.
Durante a transmissão de Independente 3 x 1 Taboão da Serra, no sábado à noite, Tatinha resumiu: “Dos nove jogos que restam, o Galo precisará do mesmo aproveitamento que teve o líder Olímpia até agora”.
E o comentarista está coberto de razão. Com apenas 4 pontos ganhos de 30 possíveis (13,3% de aproveitamento) e ocupando a penúltima posição – a frente apenas do lanterna Catanduvense -, o Independente ainda tem nove jogos pela frente, ou seja, 27 pontos em disputa.
Pela matemática dos últimos anos, com 23 pontos o time pode escapar da degola.
Sendo assim, o time comandado pelo técnico Piá terá que conquistar 19 pontos dos 27 em disputa, ou seja, precisaria de um aproveitamento de 70,3%. Hoje o Olímpia tem 76,7% de aproveitamento.
Todos no Pradão sabem que a missão é quase impossível, mas como disse Piá: “São 1% de chance e 99% de esperança”.
Dos nove jogos que restam, cinco são no Pradão, diante de Rio Branco, São José, Monte Azul, Desportivo Brasil e Olímpia. Fora de casa o alvinegro terá o Paulista, em Jundiaí, o Flamengo, em Guarulhos, o Catanduvense, em Catanduva e a Portuguesa Santista no Ulrico Mursa.
“Na nossa cabeça temos que fazer esses 15 pontos em casa de qualquer jeito e como visitante buscar uma vitória e um ou dois empates. Podemos perder duas ainda. Temos que ser perfeitos. Mas não adianta pensar no que temos que fazer daqui para frente. Temos que pensar jogo a jogo. Dar o máximo em cada uma dessas partidas. Nosso próximo passo é o Rio Branco”, frisou.
Após a vitória sobre o Taboão da Serra, diante de 75 pagantes, o elenco se reuniu no meio de campo. Alguns torcedores gritaram: “Eu acredito”. Amanhã tem mais um jogo decisivo, desta vez contra o Rio Branco, às 20h, no Pradão.
Para Piá, o Galo tem boa chance de vencer amanhã.
“A gente precisava da primeira vitória para tirar o peso das costas e ela veio. Senti que meu elenco quer fazer história. Mas sabemos das dificuldades. Estamos pagando um preço alto pelo início ruim. Mas pode ter certeza, se vencermos o Rio Branco vamos reagir e lutar até o fim para escapar do rebaixamento. Temos que vencer, custe o que custar. É o combustível que precisamos para nossa arrancada”, comentou.
Para esta partida o único desfalque é o lateral-direito Marcelo Lanza, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Piá aposta no bom momento do veterano Weldon, autor de três gols pelo alvinegro.
Jogos que restam ao Independente:
15/03 – quarta – 20h – Independente x Rio Branco
18/03 – sábado – 15h – Paulista x Independente
22/03 – quarta – 20h – Independente x São José
26/03 – domingo – 10h – Flamengo x Independente
29/03 – quarta – 20h – Independente x Monte Azul
01/04 – sábado – 19h – Independente x Desportivo Brasil
05/04 – quarta – 19h30 – Catanduvense x Independente
08/04 – sábado – 15h – Portuguesa Santista x Independente
16/04 – domingo – 10h – Independente x Olímpia
*** Foto – Fernando Carvalho/ Gazeta de Limeira