Por Edmar Ferreira
A Internacional venceu o Independente por 3 a 2, esta noite no Pradão, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-3.
Foi um dos dérbis mais emocionantes da história.
Pelo segundo jogo consecutivo a Inter marcou o gol da vitória nos acréscimos. Foi assim contra o Catanduvense, no sábado de Carnaval.
Com esse resultado, a Inter mantém a liderança isolada da A-3 com 20 pontos ganhos e a invencibilidade – 6 vitórias e 2 empates.
Já o Independente colecionou sua 7ª derrota em 8 jogos e segue na última posição com apenas 1 ponto, cada vez mais perto da última divisão do futebol paulista.
Agora na história dos dérbis: 26 jogos, 10 vitórias leoninas, 8 empates e 8 vitórias galistas. Os dois times marcaram 27 gols cada.
Bastidores
O superintendente Celso Potechi estava revoltado com a situação do vestiário da Internacional no Pradão. Alguém exagerou na dose de creolina.
“Eu não queria falar, mas estou revoltado. Essa atitude com a gente foi deplorável. Já vamos entrar em campo vencendo por 3 a 0”, desabafou ao repórter João Vitor Fedato, antes do jogo.
Os jogadores se trocaram no ônibus.
A torcida da Inter deu um verdadeiro show. Recepcionou o time na chegada ao Pradão, soltou muito rojão e superlotou o espaço destinado a ela. Foram quase mil leoninos. Foi de arrepiar. Que lua-de-mel que os torcedores vivem com o time.
A Internacional jogou de azul para homenagear Limeira. Atrás de cada camisa, o nome de um colaborador do Projeto 2017.
A Inter entrou em campo desfalcada do zagueiro Nikão, lesionado e do lateral Balardim, suspenso. Gean fez sua estreia na zaga e Vinícius Pedalada ocupou a ala.
O Independente apresentou como novidades o lateral Gabriel na direita, o zagueiro Murilo e o improvisado Marcelo Lanza na ala-esquerda.
Minuto a Minuto do dérbi:
12) Na falha do estreante Gean, Denis Nunes toma a frente, mas finaliza em cima de Rafael Pim.
13) Da Silva pega um rebote na entrada da área e bate à esquerda de Rafael Pim.
18) O zagueiro Bruno acerta uma cotovelada em Teco na área antes de uma cobrança de falta em favor do Independente. O auxiliar Leonardo Tadeu Pedro chama o árbitro Cássio Luiz Zancopé que expulsa o becão galista.
Mesmo com 10, o Independente melhora em campo e joga de igual para igual contra o líder.
20) Falta cobrada por Dieguinho e Denis Nunes, sozinho na pequena área, perde um gol feito para o Independente.
33) Falta cobrada por Dieguinho pela direita. A bola vai forte e com curva, assustando Rafael Pim.
A Inter quase não incomodava o goleiro Fernando.
36) Outra boa chance criada pelo Galo. Na falta cobrada por Dieguinho pela esquerda, o zagueiro Denner escora para uma grande defesa de Rafael Pim.
Fim do 1º tempo e 0 a 0 no placar.
Os dois voltam com as mesmas formações.
8) O árbitro Cássio Luiz Zancopé comete seu único erro no jogo ao não respeitar uma vantagem para o Independente. Denis Nunes estava mano a mano com Gean. Mas ele marcou uma falta antes e mostrou o cartão amarelo ao volante Teco.
14) Pimbaaaaa – Weldon, ex-goleador do Santos, Ponte Preta e Benfica, recebe de Marcelo Lanza pela esquerda, carrega em velocidade, entra na área, se livra do marcador e finaliza com precisão no canto de Rafael Pim: Independente 1 x 0.
Fim do jejum de 1.084 minutos sem marcar um gol no Campeonato Paulista, ou mais precisamente 10 jogos e meio.
20) Primeiro chute a gol do leonino Jow e ótima defesa de Fernando, que espalma para escanteio.
22) Escanteio cobrado por Vinícius Pedalada e o volante leonino Marquinho ganhou no alto do goleiro galista, escorando por cima do gol.
26) Pimbaaaaaa – André Mocóca recebe pela meia-direita, espera a passagem de Vinícius Pedalada e faz o passe. O lateral cruza na cabeça de Wesley: 1 a 1.
Foi o 7º gol de Wesley pela Inter em 15 jogos. É o artilheiro da Era João Vallim.
27) Malcoon recebe com liberdade pela esquerda e chuta forte para a defesa de Fernando.
30) Pimbaaaaaaa – Contra-ataque bem executado pela Internacional. Tom recebe na meia e chuta forte. O goleiro Fernando solta e o estreante Alisson, que tinha acabado de entrar no jogo, vira: 2 a 1 para a Inter.
36) Após cobrança de falta de Dieguinho, a defesa leonina para e Weldon, livre de marcação, perde a chance do empate.
39) Pimbaaaaaaaaa – Daniel Silva dá ótimo passe para Jefferson, que gira e acerta um tiro forte e certeiro, no canto direito de Rafael Pim: 2 a 2.
Foi o 3º gol do meia em 18 jogos pelo Independente.
40) Teco chuta forte de fora da área, por cima do gol de Fernando.
46) Pimbaaaaaa – uma infelicidade de Daniel Silva. O meia tentou chapelar Malcoon na área e foi desarmado. O lateral acertou um tubaço de perna direita, sem chances para Fernando: Inter 3 a 2.
Delírio da torcida da Inter no Pradão. Após o jogo, os jogadores foram novamente comemorar com os leoninos na arquibancada. Foi de arrepiar.
Na quarta-feira, o Independente vai a Indaiatuba enfrentar o Atibaia, às 15h, enquanto a Inter recebe o Flamengo, às 20h, no Limeirão.
Ficha Técnica
Independente 2 x 3 Internacional
Gols – Weldon aos 14 e Jefferson aos 39 minutos do 2º tempo (IND); Wesley aos 26, Alisson aos 30 e Malcoon aos 46 minutos do 2º tempo (INT)
Local – Pradão
Árbitro – Cássio Luiz Zancopé
Auxiliares – Paulo de Souza Amaral e Leonardo Tadeu Pedro
Público 1.728
Renda – R$ 38.380,00
Independente – Fernando; Murilo, Bruno e Denner; Gabriel, Fabiano, Dieguinho (Jefferson), Da Silva e Marcelo Lanza; Weldon e Denis Nunes (Álvaro). Técnico – Piá.
Internacional – Rafael Pim; Vinícius Pedalada, Carlão, Gean e Malcoon; Marquinho, Teco e André Mocóca; Tom, Jow (Alisson) e Wesley (Calixto). Técnico – João Vallim.
Ocorrências – cartão vermelho para Bruno (IND) e amarelos para Gabriel (IND) e Teco (INT).
*** Fotos – Mário Roberto/ Gazeta de Limeira