Categorias
Campeonato Amador

Em razão da pandemia, Campeonato Amador pode unificar divisões este ano

Redes Sociais Esportivas


O Campeonato Amador de Limeira pode começar em agosto ou no mais tardar em setembro.

A informação é do novo presidente da Liga Desportiva Limeirense, Daniel Castelon Doro Pereira.

Mas poderemos ter uma competição diferente, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Algumas medidas foram tomadas pelo novo comandante da entidade, que substitui a Paulo Barbosa, que concorrerá a um cargo de vereador na cidade.

A primeira delas, é que não haverá punição aos clubes que desistirem de participar este ano, até pela crise financeira que podem passar.

Segundo Danelon, o desistente terá a vaga assegurada na mesma divisão em que está, na próxima temporada.

Antes da pandemia, o Amador teria 60 clubes, 20 em cada uma das três divisões.

Em comparação a 2019, o campeonato teria menos datas, pois os times seriam divididos em duas chaves de 10, com nove jogos na fase de classificação, ante 14 do ano passado.

Sendo assim, não haveria problemas de datas, segundo Danelon. Ou seja, se o campeonato começasse em agosto terminaria no máximo, no começo de dezembro.

Mas ele lembrou que este ano tem eleição e poderíamos ter duas datas a menos (primeiro e segundo turnos). Sendo assim, alguns feriados de sexta-feira não seriam “respeitados” e a bola rolaria normalmente no domingo. Se alguns clubes desistirem, a fórmula de disputa pode ser alterada.

Daniel foi mais além e afirmou que se muitos clubes desistirem de participar este ano, o que pode acontecer, a ideia da Liga Desportiva Limeirense é unificar as três divisões e dividindo os confirmados em chaves, como por exemplo a Copa do Mundo.

“Nesse caso teríamos um super campeonato, com várias chaves”, adiantou.

Seria uma forma de não deixar 2020 passar em branco, sem o futebol amador.

Sobre a arbitragem, o novo presidente disse que a empresa BRAED, que comandou o Amador no ano passado, teria vencido a licitação deste ano e acredita inclusive, que o contrato já teria sido assinado.

A Liga Desportiva criou três grupos de WhatsApp para as três divisões.
Sobre as taxas que não foram pagas da temporada passada, Castelon afirmou que fará um levantamento e em seguida, tentará conversar com os devedores para acertar os valores com a entidade.

Ele explicou que a própria pandemia atrapalhou o planejamento e pode mudar até a forma de cobrança a esses clubes.

“Vamos estudar a melhor forma de realizar isso”, frisou.

Castelon disse que se tudo ocorrer bem, teremos também no segundo semestre o Municipal de Futsal, o Futsal Feminino, o Campeonato de Veteranos e a base, com Sub-9, 11, 13 e 15.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •