Muito centrado e coerente, o presidente Lucas D’Andrea, da Internacional, explicou a atual situação do clube. Falou sobre a possível volta do Paulistão, do planejamento do Leão, das finanças, dos patrocinadores, dos contratos dos jogadores, do técnico Elano Blumer e principalmente, sobre o futuro da Veterana.
Lucas D’Andrea participou da videoconferência da FPF no começo da semana. Para o presidente, seria melhor a continuidade do Paulistão, porém com responsabilidade. Explicou que seria uma forma de honrar com todos os compromissos, entre eles com os patrocinadores, torcedores e direitos de televisão. “Estaríamos entregando o produto que prometemos”.
O presidente afirmou que a FPF conta com ações que podem viabilizar o retorno do Paulistão, assim como na Europa, onde alguns país foram fortemente impactados e os clubes estão voltando a treinar. O que Lucas D’Andrea não gostaria que acontecesse, é que a volta fosse ainda mais prolongada. Nesse caso, segundo ele, seria difícil entregar o produto.
Sobre a parte financeira da Inter, Lucas D’Andrea lembrou que quando assumiu o clube em novembro do ano passado, apresentou um orçamento para o Conselho Deliberativo. O objetivo sempre foi uma administração transparente. Pensando nisso, o mandatário vai primeiro passar os números para o conselho, para depois torná-los público.
Mas Lucas adiantou que nesse orçamento estavam pagar algumas dívidas de 2018 e 2019, formar um elenco com custo acessível e trabalhar muito para conseguir fechar o buraco do segundo semestre, com a realização da Copa Paulista, competição deficitária, que não tem cotas.
D’Andrea contou que conseguiu fazer uma gestão responsável nesses meses à frente da Inter. Formou um elenco cuja folha de pagamento é de apenas R$ 270 mil (incluindo a comissão técnica), a mais baixa do Paulistão. O presidente afirmou que sabia dos riscos que estava correndo dentro de campo, mas que o clube acertou nas contratações.
O dirigente afirmou que está feliz e satisfeito com o desempenho e com a competitividade dos jogadores até aqui. A Inter é a 9ª colocada no Paulistão e precisa de mais um ponto para fugir do rebaixamento. “Apesar das nossas limitações, fizemos um bom papel”, ressaltou.
Sobre o elenco, Lucas D’Andrea afirmou que tem conversado quase que diariamente com os jogadores. E que 99% do elenco está acordado verbalmente para completar as duas rodadas que faltam para o fim da primeira fase do Paulistão. Segundo o dirigente, apenas um jogador teria assinado um pré-contrato com outra equipe, o que pode dificultar sua continuidade no clube. Seria o meia Thomaz, que está indo para o Operário/PR. “Agora, se demorar para voltar o campeonato a situação pode mudar e os valores seriam outros”, explicou.
Lucas D’Andrea disse que a intenção da FPF é realizar a Copa Paulista no segundo semestre, para não deixar os clubes parados. Sobre essa competição, o presidente lembrou que tinha feito uma reserva para cobrir as despesas. “Trabalhamos forte com nossas receitas, que vieram através de passaportes, sócios-torcedores, patrocinadores, e principalmente com a renda do jogo contra o Palmeiras. O nosso torcedor também correspondeu à altura, pois temos a segunda melhor média de público do Paulistão, com cinco mil pagantes, atrás apenas do Mirassol. E olha que daria um empate técnico. Nosso menor público foi contra a Ponte Preta, com três mil torcedores. Mas foi em uma segunda-feira, às 17h e com chuva. Foi até que bom demais pela situação”, lembrou.
Porém, segundo Lucas D’Andrea, o dinheiro que seria utilizado na Copa Paulista está saldando os compromissos atuais, prejudicados pela paralisação do Paulistão. “Vamos pagar abril integralmente. Essa reserva está acabando. As rescisões pagaremos quando vier a cota que falta”.
Sobre o possível retorno do Paulistão, Lucas D’Andrea disse que os times ficarão concentrados e que passarão por três testes. Sendo assim, a festa dos Melhores do Ano na FPF foi cancelada e o dinheiro será utilizado nesta ajuda aos clubes. Além disso, tem mais R$ 120 mil de ajuda da CBF.
O presidente leonino agradeceu os patrocinadores, que têm sido fundamentais neste ano. A Construjá, por exemplo, doou álcool em gel, luvas e máscaras. A Ares também doou álcool em gel. Lucas D’Andrea disse que entrou em contato com a Unimed para conseguir os testes, mas foi informado da escassez dos mesmos. Também consultou a maior empresa farmacêutica do país e lembrou que o Palmeiras passou a cotação de um laboratório.
Para finalizar, Lucas D’Andrea disse que não conversou com Elano Blumer para uma possível renovação de contrato, mas tem essa intenção. “Temos que primeiro terminar esse Paulistão”, justificou. Mas garantiu que vai conversar com o treinador num momento oportuno. “Uma coisa é certa, a Inter fez bem ao Elano e o técnico fez bem a Inter. Boa parte do nosso elenco veio por acreditar nele”, frisou.
O grande problema nesse momento, é que Lucas D’Andrea não sabe se será reeleito. Seu mandato tampão termina no fim de ano e haverá uma eleição. “Como posso renovar com o Elano se não sei se vou continuar no comando. Se eu tivesse essa certeza, seria mais fácil. É por isso que temos que aguardar”, concluiu.
Assista a entrevista na íntegra, concedida ao Pimba nos Esportes da Rádio Mix 770 AM
Firme e Esclarecedora – Assim foi a entrevista concedida pelo presidente Lucas D'Andrea Balistiero ao Pimba nos Esportes da Rádio Mix 770 AM. O dirigente leonino falou da reunião na FPF, do futuro do Paulistão, das finanças da Inter, de como o clube estaria se planejando para voltar, dos contratos dos jogadores, dos patrocinadores, das dívidas pagas, da Copa Paulista do segundo semestre e se gostaria de renovar com o técnico Elano. Acompanhe na íntegra.
Publicado por Edmar Ferreira – Narrador em Quarta-feira, 6 de maio de 2020