Por Edmar Ferreira
Não pense você torcedor, que João Vallim ficou satisfeito com o empate em Taubaté por 1 a 1, sábado no Vale do Paraíba.
O treinador afirmou na Segunda Esportiva da TV Jornal que ficou muito bravo com o gol sofrido no segundo tempo, numa falha do sistema defensivo após cobrança de falta para a área.
“A gente foi para lá no intuito de vencer para terminar em uma colocação melhor na primeira fase. Aquele gol de empate foi muito ruim para os nossos planos. Fiquei bem chateado”, comentou.
Vallim afirmou que gostaria de enfrentar Rio Claro ou XV de Piracicaba no mata-mata da Série A-2.
“Além dos jogos serem mais perto para os nossos torcedores comparecerem, são adversários que se parecem com a Inter. Ganhamos do Rio Claro, no Schmidtão. Do XV nós perdemos na estreia, mas o time vem caindo de produção nos últimos jogos. Perdeu até para o Atibaia, no Barão. Foi uma pena tomar aquele gol em Taubaté. Mas agora não é hora de lamentar. Que venha a Santista”, justificou.
O gol sofrido no Vale do Paraíba fez a Inter terminar em sétimo lugar e ainda por cima mudou o adversário do mata-mata.
“A gente sabe que a Portuguesa Santista investiu bastante para subir. O Sérgio Guedes tem um time muito técnico, talvez o melhor desta A-2. Tanto é verdade, que venceu aqui. Se bem que naquele jogo a Inter fez uma boa apresentação. Perdemos nos detalhes e pela cera do goleiro rival. Além de ter um time bastante competitivo, a Santista tem um belo banco de reservas. O Wesley por exemplo, que se destacou pela Inter, hoje está no banco. Quer dizer, não será nada fácil. Temos que estar preparados”, salientou.
Vallim sabe que a classificação para as semifinais depende de um bom resultado no jogo de ida, amanhã às 21h30, no Limeirão. “Nós precisamos vencer, nem que por meio a zero. É por isso, que a torcida leonina precisa comparecer para nos apoiar. Estamos a quatro jogos de voltar para a elite. Desde 2005 a Inter não joga uma Série A-1. Chegou a hora”, convocou.
Antes de perder para a Santista por 2 a 1, a Inter ostentava um tabu de nunca ter perdido para a Briosa no Limeirão. Até então eram dez confrontos, com seis vitórias alvinegras e quatro empates.
Ainda na Segunda Esportiva, Vallim confidenciou que sua continuidade na Internacional depende de dois fatores: do acesso à Série A-1 e da reeleição do presidente Celso Potechi. “Não sabemos nem se a Inter disputará a Copa Paulista no segundo semestre. No momento estamos focados apenas nesses jogos decisivos. O futuro a gente deixa pra lá por enquanto”, frisou.
Apresentado pelo Dr. Roberto Lucato, o programa contou ainda com os cativos Edmar Ferreira, Roberto Martins, Denis Suidedos e César Roberto.
Nata
Nata voltou a ser titular absoluto da Internacional. Vallim o elogiou na TV Jornal, até por sua entrega em campo, além é claro, da liderança que exerce. Na opinião do treinador, França, Marquinhos, Nata e Chumbinho formam o melhor meio de campo da Série A-2. “A gente sempre fala que o meio é o coração do time. Nesse aspecto, estamos muito bem servidos”, elogiou.
Sobre o esquema tático, Vallim explicou que a Inter joga no 4-4-2. Mas no papel, Elvis é um meia, ou seja, na cabeça do treinador e da imprensa, é um 4-5-1. O treinador disse que o ex-jogador da Ferroviária atua hoje como um falso atacante e que tem liberdade para encostar em Tcharlles. Sendo assim, Rodrigo Paraná terá que aguardar mais uma oportunidade.
Vallim tem em mente colocar em campo a mesma formação que venceu o Linense por 3 a 1, de virada, na penúltima rodada. Esse resultado interrompeu uma sequência de dez jogos sem vitória em casa do Leão (cinco empates e cinco derrotas).
Sem mistérios desta vez, a Inter atuará com: Rafael Pin; Alisson, Oliveira, Jean Pablo e Malcoon; França, Marquinhos, Nata e Chumbinho; Elvis e Tcharlles.
Mata-mata
Dois jogos abrem hoje o mata-mata da Série A-2. Às 15h, o Santo André recebe o Rio Claro, no Bruno José Daniel e às 17h, será a vez de Taubaté x Água Santa jogarem no Vale do Paraíba. Amanhã, às 19h15, tem XV de Piracicaba x Juventus, no Barão da Serra Negra e às 21h30, Internacional e Portuguesa Santista, no Limeirão. Todos os jogos serão mostrados pelo Sportv.
Aproveitamento dos classificados:
Em casa:
Água Santa: 85,7%
Rio Claro: 76,1%
XV de Piracicaba: 66,6%
Santo André: 66,6%
Portuguesa Santista: 61,9
Taubaté: 50%
Juventus: 47,6%
Internacional: 33,3
Fora de casa:
Juventus: 62,5%
Internacional: 58,3%
Portuguesa Santista: 58,3%
Água Santa: 54,1%
Rio Claro: 45,8%
XV de Piracicaba: 38%
Taubaté: 33,3%
Santo André: 23,8%