Categorias
Biografia Grandes de SP Rádio Mix

Assista a participação de Evair, ex-Palmeiras, no Pimba nos Esportes da Rádio Mix

Redes Sociais Esportivas

 

Por Edmar Ferreira

Evair, o maior centroavante da história do Palmeiras, foi o convidado especial do programa Pimba nos Esportes da Rádio Mix 770 AM.

E registramos recorde de audiência, com quase 6 mil visualizações em apenas 1 hora, sem contar as pessoas que acompanharam pelo Youtube.

Na lista dos 10 maiores artilheiros do Verdão, com 127 gols em 245 jogos, o “moço de Crisólia”, em Minas Gerais, contou várias passagens de sua carreira.

Disse que seu maior companheiro de ataque foi João Paulo nos bons tempos de Guarani. Lembrou do pênalti não marcado em favor do time campineiro na final do Brasileirão de 1986. “Seríamos campeões, pois eu não erraria aquele pênalti. Infelizmente fomos prejudicados”, lamentou.

evair 1

Para Evair, o gol mais importante de sua carreira foi na final do Paulistão de 1993 contra o Corinthians, que fez o Palmeiras sair de uma incômoda fila de 16 anos sem título.

Outro gol destacado pelo ex-centroavante foi o da final da Taça Libertadores da América contra o Deportivo Cali, no Palestra Itália.

Evair lamentou não ter ido para a Copa do Mundo de 1994, quando marcou 53 gols na temporada – Carlos Alberto Parreira optou por Viola. “Um centroavante que marca essa quantidade de gols em um único ano merecia estar no Mundial. Jogou a Copa América e as Eliminatórias e fiquei fora da lista. Realmente essa é uma de minhas mágoas”, confidenciou.

O goleador contou suas passagens pelo futebol italiano e japonês. Está no Hall da Fama da Atalanta, onde fez dupla de ataque com o argentino Cláudio Canniggia.

Passou também por Atlético/MG, Vasco da Gama (foi campeão brasileiro de 1997), Portuguesa, São Paulo, Goiás, Coritiba e Figueirense.

Lembrou que seu primeiro gol como profissional foi na Internacional, em pleno Limeirão, pela Copa Rayovac de 1984. Foi seu primeiro jogo como titular do Bugre sob o comando de Lori Sadri.

Depois de pendurar as chuteiras, virou treinador. Seu primeiro time foi o Vila Nova/GO e de cara chegou a final do Estadual, perdendo o título para o CRAC de Catalão. Em 33 jogos, conseguiu 14 vitórias, 9 empates e 10 derrotas.

Comandou em seguida Anápolis, CRAC, Itumbiara e Uberlândia. Trabalhou também na base da Ponte Preta.

evair 2

Evair foi sabatinado também por Tatinha Casagrande, Igor Sedano e Marquinho Jesus.
O empresário Renatão, de Nova Itália Porcelanatos, presenteou o “El Matador” com o Troféu Você é Pimba, dado mensalmente aos esportistas que marcaram época, seja em Limeira ou fora daqui.

Já os empresários Adilson e Leandro, de Kçula Sports, fizeram 10 camisetas verdes com a frase “Evair, a torcida do Palmeiras jamais te esquecerá”. Todas foram autografadas pelo ex-craque e entregues a palmeirenses que fazem parte do nosso dia a dia. Além é claro, do sorteio de uma delas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •