Por Edmar Ferreira
Rivalidade pura na abertura do Campeonato Paulista da Série A-2. A Internacional recebe o XV de Piracicaba, hoje às 18h, no Limeirão. Espera-se um público superior a quatro mil torcedores.
Inter e XV já se enfrentaram 23 vezes no Limeirão. O Leão venceu dez jogos, empatou cinco e perdeu oito. No último encontro no Major Levy o Nhô Quim levou a melhor e venceu por 2 a 1, pela Copa Paulista, e foi de virada.
João Vallim testou a Inter em sete jogos-treinos, sendo seis no Limeirão. O alvinegro venceu os times Sub-20 de Inter (2 x 0) e Velo Clube (4 x 0) e os profissionais de Capivariano (2 x 1) e Caldense (1 x 0). Teve ainda o empate com o Bragantino (1 x 1) e a derrota para o Velo Clube (2 x 0). O único duelo fora de casa foi diante do Guarani, em Sorocaba, que terminou empatado por 1 a 1.
O XV por sua vez, realizou apenas três jogos-treinos sob o comando do técnico Tarcísio Pugliese, todos em Piracicaba. Goleou o Audax por 4 a 1, empatou com o Velo Clube por 1 a 1 e venceu o Primavera por 1 a 0.
XV terá cinco desfalques: zagueiros Marcelo Tharsus com problemas de documentação, André Cunha, Bruninho e Lucas Formiga lesionados.
Depois de três anos com o mesmo elenco, a Inter vem completamente modificada para esta temporada. João Vallim teve seu contrato renovado e manteve apenas cinco jogadores, são eles os goleiros Rafael Pin e Moisés, o lateral Michel, o zagueiro Nikão e os volantes Marquinhos e Luís Roberto.
Entre os reforços chegaram os zagueiros Oliveira e Jean Pablo, os volantes Nata e França, os meias Mael e Elvis e os atacantes Tcharlles e Ademir. Vallim ainda conta com os meninos da base que se destacaram em 2018, casos do zagueiro Brunão, do meia Luiz Carlos e do atacante Gabriel Ramalho.
Regulamento
As 16 equipes jogarão entre si em turno único. Os oito primeiros colocados disputarão o mata-mata da segunda fase: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Já os dois últimos ao término da fase inicial serão rebaixados para a Série A-3. O campeão ganhará uma vaga na Copa do Brasil de 2020.
A Inter fará sete jogos em casa (XV de Piracicaba, Atibaia, Penapolense, Votuporanguense, Juventus, Portuguesa Santista e Linense) e oito fora (São Bernardo, Sertãozinho, Água Santa, Portuguesa, Rio Claro, Santo André, Nacional e Taubaté).
Além de Inter e XV, a primeira rodada terá: 16h – Água Santa x Sertãozinho e Rio Claro x Santo André. Amanhã, 10h – Portuguesa Santista x Nacional, Penapolense x Taubaté e Juventus x Votuporanguense. Às 16h – Atibaia x Linense (Limeirão) e Portuguesa x São Bernardo.
Números
Será a décima participação da Inter na Série A-2. O Leão disputou um total de 233 jogos nesta divisão. Foram 82 vitórias, 58 empates e 93 derrotas. Seu ataque marcou 296 gols e sua defesa sofreu 318, saldo negativo de 22 gols. Dos 699 pontos que disputou, conquistou 304, ou seja, um aproveitamento de 43,4%.
No Limeirão foram 116 jogos, com 55 vitórias, 33 empates e 28 derrotas. A Inter marcou 163 gols e sofreu 119, saldo positivo de 44. Dos 348 pontos que disputou em casa, conquistou 198, ou seja, um aproveitamento de 56,6%.
Fora de casa a Inter disputou 117 jogos na Série A-2. Venceu 27, empatou 25 e perdeu 65. Seu ataque marcou 133 gols e sua defesa sofreu 199, saldo negativo de 66 gols. Conquistou 106 pontos de 351 em disputa, um aproveitamento de 30,1%.
Internacional x XV de Piracicaba
Internacional – Rafael Pin; Luis Roberto, Oliveira, Jean Pablo e Nikão; Marquinhos, França, Nata e Mael; Ademir e Tcharlles. Técnico – João Vallim.
XV de Piracicaba – Fábio; Jeferson Feijão, Alemão, Douglas e Michel; Fraga, Walfrido e Misael; Ítalo, Kadu e Ronaldo. Técnico – Tarcísio Pugliese.
Árbitro – Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Local – Limeirão, 18h.