Muita emoção está sendo reservada para esta tarde na Arena Condá. A Chapecoense disputará seu primeiro jogo após a tragédia que envolveu sua delegação no acidente aéreo em Medellín, na Colômbia, causando a morte de 71 pessoas.
Completamente reformulado, o time catarinense recebe o Palmeiras, às 16h30, no “Amistoso da Solidariedade”.
Um dos grandes momentos será a entrega da taça da Copa Sul-Americana à Chapecoense, declarada campeã oficial do torneio pela Conmebol a pedido do Atlético Nacional/COL.
O zagueiro Neto erguerá o troféu como capitão. Em seguida, 42 medalhas de campeão serão entregues aos familiares das vítimas da tragédia.
Outra homenagem que causará comoção na Arena Condá será a entrada dos três jogadores sobreviventes no gramado antes da partida: o próprio Neto, o lateral Alan Ruschel e o goleiro Jackson Follmann.
Follmann, que teve parte da perna direita amputada e passou por cirurgias no pé esquerdo e na coluna, entrará em uma cadeira de rodas conduzida por Nivaldo, ex-goleiro, grande ídolo e hoje gerente de futebol da equipe.
Entre os reforços contratados nesta reconstrução da Chapecoense estão o goleiro Elias (Juventude), os laterais Zaballos (Defensor/URU), João Pedro (Palmeiras), Diego Renan (Vitória) e Reinaldo (São Paulo), os zagueiros Douglas Grolli (Ponte Preta), Nathan (Palmeiras), Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Luiz Otávio (Luverdense), os volantes Amaral (Palmeiras), Andrei Girotto (Kyoto Sanga/JAP) e Moisés (Grêmio), os meias Dodô (Figueirense), Nadson (Paraná Clube) e Osman (América/MG) e os atacantes Wellington Paulista (Ponte Preta), Niltinho (Criciúma), Túlio de Mello (Sport) e Rossi (Goiás). O técnico é Vagner Mancini.
Mais de 200 profissionais de imprensa do mundo se cadastraram para o amistoso. A Chapecoense tinha 700 mil seguidores nas redes sociais e após o acidente aéreo esse número saltou para 5 milhões, a colocando na sétima colocação entre os times brasileiros.
A primeira viagem de avião da Chapecoense acontecerá logo em seguida. O time de Chapecó disputará um amistoso contra o River, do Equador, em Guaiaquil, no começo da semana. Nesse caso também toda a renda será revertida para os familiares das vítimas.
Palmeiras
Atual campeão brasileiro, o Palmeiras não contará com sua força máxima. Jogadores como Yerry Mina, Vitor Hugo e Moisés não viajaram com a delegação.
Técnico Eduardo Baptista confirmou a entrada de Raphael Veiga no time titular. O reforço que veio do Coritiba ganhou a vaga de Michel Bastos.
Nas demais posições o Verdão será o mesmo que goleou o União Barbarense por 4 a 0, no meio de semana, ou seja: Fernando Prass; Jean, Antônio Carlos, Thiago Martins e Zé Roberto; Felipe Melo, Tchê Tchê e Raphael Veiga; Roger Guedes, Alecsandro e Dudu.
O time reserva deverá atuar no segundo tempo, com: Jailson; Fabiano, Thiago Santos, Augusto e Egídio; Arouca; Érik, Hyoran, Michel Bastos e Keno; Lucas Barrios.
No dia 29, o Verdão fará o último teste antes da estreia no Campeonato Paulista ao receber a Ponte Preta, no Allianz Parque, para outro amistoso.