Por Edmar Ferreira
Essa é a terceira vez que o Pradão será sede da Copa São Paulo de Futebol de Juniores. O Independente estreia hoje contra o Botafogo de Ribeirão Preto, às 17h. Depois enfrentará o Rio Branco de Americana na quinta e o Fortaleza no sábado. Os dois primeiros colocados avançarão de fase.
A primeira vez que sediou a competição de base mais importante do Brasil foi em 1999. O Independente se classificou, mas foi eliminado na segunda fase ao ser goleado pelo Corinthians por 5 a 1, em Santo André. Everton (2), Fernando Baiano, Gil e Kleber marcaram os gols do Timão, enquanto Romarinho anotou para o Galo.
Na primeira fase, disputada no Pradão, o Independente estreou perdendo para o Santos por 2 a 0, com dois gols de Rodrigo. No outro jogo do grupo, o Juventude de Caxias fez 2 a 1 no ABC.
A reabilitação galista veio na segunda rodada, com a vitória sobre o ABC por 2 a 0, gols de Aritana e Rogério Barbosa. No outro jogo, Santos e Juventude ficaram no 0 a 0.
A classificação do Independente veio na terceira rodada, após a vitória sobre o Juventude por 2 a 1. Santos e ABC ficaram no 1 a 1. O Galo somou 6 pontos, contra 5 do Santos, 4 do Juventude e 1 do ABC.
O time base do Independente era formado por Alessandro, Hermes, Alexandre Luz, Aritana e Marcelo Prado; Flávio, Ivan, Edmar e Rogério Barbosa; Butti e Romarinho.
Em 2004
O Independente voltaria a sediar a Copa São Paulo em 2004. Sob o comando do técnico Paulo Roberto dos Santos, o Galo terminou em segundo lugar do grupo com 4 pontos, atrás do classificado Grêmio, com 7.
O Galo estreou com vitória ao bater o Estudantes, da Paraíba, por 3 a 0, gols de Valdson (2) e Ivan. No outro jogo do grupo, o Grêmio derrotou o América/MG por 2 a 0.
Na segunda rodada, o Galo foi goleado pelo América/MG por 6 a 0, gols de Bruninho (3), Marcel, Rogério e Francismar. No outro jogo, o Grêmio fez 3 a 0 no Estudante.
O Independente entrou em campo na última rodada precisando vencer o Grêmio, mas ficou no 2 a 2, sendo eliminado. Não faltaram empenho e dedicação dos galistas, que saíram de campo aplaudidos pela torcida.
Zulu e Alvim marcaram os gols da classificação gremista, enquanto o artilheiro Valdson anotou ambos do alvinegro.
O time base do Independente era formado por: Cleber; Ivan, Maurício, Wesley e Macaé; Éder, Renatinho, Alex e Gleidsson; Élber e Valdson.