A parada para a Copa do Mundo parece ter feito bem ao Corinthians. Com o ambiente menos carregado e após bons resultados em três amistosos, o Timão recebe o Botafogo, hoje às 21h45, no Itaquerão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O técnico Osmar Loss, que venceu apenas uma partida oficial após a saída de Fábio Carille – diante do América/MG -, espera que o Timão repita as boas atuações nos testes contra Cruzeiro e Grêmio.
O Corinthians enfrentou duas vezes o Cruzeiro. Venceu no Mineirão por 2 a 0, gols de Romero e Pedro Henrique e empatou por 2 a 2 no Itaquerão, após estar perdendo por 2 a 0. Paulo Roberto e Pedrinho anotaram os gols do alvinegro. Já contra o Grêmio, também em São Paulo, o Timão venceu de virada por 2 a 1.
Mas Loss tem problemas no time. Quatro jogadores estão com problemas físicos e ficam de fora: Mantuan tem lesão na coxa esquerda, Ralf tem dores na panturrilha esquerda, Jadson tem desconforto na coxa direita e Clayson faz fortalecimento muscular depois de ter operado o joelho direito em abril.
Outro que fica de fora é o atacante Júnior Dutra, que está perto de ser emprestado para o Fluminense.
Por outro lado, o Corinthians terá os retornos de Cássio e Fagner, que disputaram a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.
Fagner aguarda uma proposta do exterior para ser negociado. Aos 29 anos, o jogador tem contrato até dezembro de 2021. A diretoria corintiana está atrás de Michel Macedo, que estava no Las Palmas, da Espanha.
Fagner acredita que tenha deixado uma boa impressão nos quatro jogos em que atuou como titular da seleção brasileira, mas alerta que precisará manter o ritmo para não se acomodar.
Jonathas, que chegou ao Corinthians por empréstimo de uma temporada junto ao Hannover 96, da Alemanha, foi regularizado e fica no banco de reservas.
O Botafogo ainda não está definido pelo técnico Marcos Paquetá. Ele ainda não sabe se vai escalar Matheus Fernandes ou Marcelo no meio de campo.
No Campeonato Brasileiro deste ano, o Fogão ainda busca seu primeiro triunfo fora do Rio de Janeiro. A única vitória sem ser o mandante foi contra o Vasco da Gama, em São Januário.
O alvinegro está na décima colocação com dez pontos, enquanto a equipe carioca está na nona posição com um ponto a mais.
Botafogo nunca venceu no Itaquerão
Mandando jogos no Itaquerão desde 2014, o Corinthians jamais perdeu para o Botafogo atuando em seu estádio. Ao todo foram três partidas, duas vitórias e um empate.
O melhor resultado do alvinegro carioca foi justamente na primeira viagem até a Arena, em 2014, no segundo jogo que o Corinthians mandou no estádio, na época recém inaugurado.
Jadson abriu o placar para os paulistas e o lateral-direto Edílson, que hoje está no Cruzeiro, empatou para os cariocas. Em 2016 e 2017, o Botafogo foi derrotado. Primeiro por 3 a 1 e por 1 a 0 no ano passado.
Corinthians x Botafogo
Corinthians – Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Renê Júnior, Rodriguinho e Mateus Vital; Romero e Roger. Técnico – Osmar Loss.
Botafogo – Jefferson; Luís Ricardo, Igor Rabello, Joel Carli e Gilson; Matheus Fernandes (Marcelo), Rodrigo Lindoso, Léo Valência e Aguirre; Rodrigo Pimpão e Kieza. Técnico – Marcos Paquetá.
Árbitro – Ricardo D’Alonso Ferreira (SC)
Local – Itaquerão, 21h45.
*** Foto – Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians