Por Edmar Ferreira
A Internacional conheceu ontem à tarde, durante o Conselho Arbitral na sede da Federação Paulista de Futebol, os seus adversários da primeira fase da Copa Paulista.
O Leão caiu no Grupo 2, ao lado de Ferroviária, Red Bull Brasil, XV de Piracicaba, Rio Claro, Desportivo Brasil e Noroeste.
A competição terá início no dia 5 de agosto e reunirá 27 equipes que foram divididas em quatro grupos. No ano passado foram 22.
Os times se enfrentarão em turno e returno dentro do grupo, avançando para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada chave.
Nesta segunda etapa do torneio serão formados quatro grupos com quatro equipes cada, que novamente jogarão em turno e returno para definir os oito integrantes das quartas de final.
Existe uma mudança nesta terceira fase. Ela será decidida em penalidades caso o placar agregado termine empatado após os dois jogos. Até 2017, o desempate era através da melhor campanha.
Semifinal e final continuam da mesma forma do ano anterior. A decisão do torneio está marcada para o dia 2 de dezembro. O vencedor poderá escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2019 ou a Copa do Brasil, deixando o que sobrar para o vice-campeão.
Cada clube poderá inscrever 26 atletas na lista A. Uma lista B poderá ter atletas nascidos a partir de 1997 e que tenha jogado uma competição de base pelo clube em 2018 ou em anos anteriores.
As inscrições para a primeira fase irão até o dia 18 de setembro. Os times classificados poderão mudar até seis atletas para as fases seguintes.
A Internacional é a atual vice-campeã. No ano passado, o Leão perdeu a final para a Ferroviária nos pênaltis, após dois empates, um por 0 a 0 no Limeirão e outro por 2 a 2 em Araraquara.
Elenco se reapresentará no dia 4
O elenco da Internacional se reapresentará no dia 4 de junho visando a Copa Paulista. Vários jogadores deixaram o elenco, a maioria emprestado, casos de Ricardinho e Moisés para o Linense, Vinícius Pedalada e Tom para a Ferroviária e Zé Mateus para o Brusque/SC.
O zagueiro Balardim foi vendido para a Traffic. O lateral-esquerdo Malcoon foi para o América/MG. Já o meia Vitinho e o atacante Wesley foram devolvidos após empréstimo. A situação do volante Marquinhos segue indefinida.
Entre os confirmados para este segundo semestre estão os goleiros Moisés e Fábio Hulk (Rafael Pin se recupera de uma cirurgia no joelho), os laterais Mizael e Calixto, os zagueiros Diego Baiano, Nikão e Vinícius Gouvêa, os volantes Teco e Luís Roberto e os atacantes Medina e Éder Paulista.
Antes de sair de férias, João Vallim disse que buscaria a contratação de, no mínimo 10 reforços, além de aproveitar alguns jogadores que estão se destacando no time Sub-20 no Campeonato Paulista, casos do goleiro Vagner, do lateral Kaio, do meia Luiz Carlos e do atacante Lucas Mineiro, que já vinham treinando com os profissionais.
Grupos da Copa Paulista:
Grupo 1 -: Grêmio Novorizontino, Mirassol, Batatais, Penapolense, Votuporanguense e Olímpia.
Grupo 2 – Ferroviária, Red Bull Brasil, Inter de Limeira, XV de Piracicaba, Rio Claro, Desportivo Brasil e Noroeste.
Grupo 3 – São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Água Santa, Taubaté e São Bernardo.
Grupo 4 – Ituano, Portuguesa, Juventus, Audax, Nacional, Taboão da Serra e Atibaia.