Por Edmar Ferreira
A Internacional deixou escapar três pontos preciosos que poderão lhe fazer muita falta lá na frente. Jogando na Rua Javari, o Leão perdeu para o Juventus por 2 a 1 pela nona rodada da Série A-2 e desta forma, deixou o G-4, caindo para a sétima posição.
O Moleque Travesso, que havia perdido os quatro jogos que disputou em casa até o momento, contou com excelentes atuações do goleiro André Dias e principalmente do volante limeirense Nata, ex-Leão.
Do time que foi eliminado no meio de semana pela Ponte Preta na Copa do Brasil, o técnico João Vallim perdeu o volante Teco e o meia Moisés, ambos com desgaste muscular. Ricardinho e Medina foram os substitutos. Sendo assim, Zé Mateus foi recuado para armação.
Já o time da casa, comandado pelo técnico Alex Alves, contava com a estreia de João Vitor, ex-base do São Paulo. E foi do atacante os dois gols da vitória juventina.
A Internacional começou bem o jogo, não dando espaços ao Juventus e dominando as ações. Mas logo aos três minutos, Medina caiu de mal jeito na área e após ficar quatro minutos sendo atendido fora das quatro linhas, voltou no sacrifício. O atacante queria continuar, pois ganhava sua primeira chance como titular.
A primeira chance do time grená foi no chute de Cesinha da entrada da área. Defesa importante e segura de Rafael Pin. Aos 32, de novo o goleiro salvou o Leão. No lançamento para Denner, o atacante saiu na livre na área e tentou dar um chapéu, porém Pin evitou.
A Inter chegou com Marquinhos. Após um escanteio, o volante subiu sozinho, mas cabeceou por cima do gol. De novo Marquinhos. Aos 36, o leonino recebeu no meio de campo, avançou até a intermediária e arriscou. A bola passou à direita de André Dias.
Aos 41 minutos, o Juventus abriu o placar. O centroavante Jean Carlos recebeu na entrada da área e cruzou rasteiro para o gol de João Vitor: 1 x 0. Dois minutos depois, Dener recebeu na meia lua da grande área e bateu sem marcação. A bola foi por cima do gol de Rafael Pin.
A Inter quase empatou nos minutos finais. Após levantamento de Vinícius Pedalada, Zé Mateus pegou uma sobra na área e mandou forte, porém com efeito para fora. Aos 50, Marquinhos cruzou fechado da direita e por pouco não enganou André Dias. A bola encobriu o arqueiro, mas foi na rede por cima.
João Vallim decidiu voltar com a mesma formação para o segundo tempo, mesmo com Medina lesionado. Logo no primeiro minuto, Vinícius Pedalada sofreu uma falta que o árbitro não marcou. No contra-ataque, Léo Cunha recebeu livre de Denner pela direita e cruzou rasteiro para o gol de João Vitor: 2 a 0.
A Inter foi para o tudo ou nada. Logo após uma finalização de Medina para fora, Vallim tirou o atacante e colocou Wesley. A partir daí só deu Leão. Aos 10 minutos, Malcoon cruzou fechado da esquerda e Wesley mergulhou de cabeça para descontar: 2 a 1. Foi seu primeiro gol pela Veterana.
Foi então que começou a brilhar a estrela do goleiro André Dias. Foram defesas espetaculares. Na primeira delas, voou para evitar o gol de cabeça de Marquinhos. Depois, se esticou todo em seu canto esquerdo para espalmar um chute potente de Diego Baiano em cobrança de falta frontal. Defesassa.
Mas o Juventus quase ampliou aos 24, quando Jean Carlos recebeu cruzamento da direita e cabeceou na trave.
Vallim colocou Calixto na armação no lugar de Zé Mateus e em sua primeira participação, o lateral tabelou com Wesley e mandou rente a trave juventina.
A Inter jogou na área do Juventus nos minutos finais. Tom e Éder Paulista perderam gols incríveis, na frente de André Dias. O time da casa se fechou e garantiu a primeira vitória em casa, chegando aos 9 pontos.
Foi a terceira vitória seguida do Juventus em cima da Inter na Javari. Em 2015, com Betão Alcântara no comando, o Moleque Travesso venceu por 2 a 0 e 4 a 0.
A Internacional volta a campo no próximo sábado, quando encara o Sertãozinho, em mais um confronto fora de casa. O Touro dos Canaviais goleou o XV de Piracicaba por 4 a 1, no Frederico Dalmazzo, e tomou a quarta colocação do Leão.
Juventus 2 x 1 Internacional
Gols – João Vitor aos 41 minutos do 1º tempo e a 1 do 2º tempo (JUV), Wesley aos 10 minutos do 2º tempo (INT)
Árbitro – Rafael Gomes Félix da Silva.
Assistentes – Fausto Augusto Viana Moretti e Rafael Tadeu Alves de Souza.
Público – 1.805 pagantes
Renda – R$ 29.205,00.
Juventus – André Dias; Léo Cunha (Wendel), Carlinhos, Sérgio Raphael e Rafael Franco; Janderson, João Vitor (Weldon), Cesinha e Nata (Baroni); Denner e Jean Carlos. Técnico – Alex Alves.
Internacional – Rafael Pin; Vinícius Pedalada, Balardin, Diego e Malcoon; Marquinhos, Ricardinho (Luís Roberto) e Zé Mateus (Calixto); Medina (Wesley), Éder Paulista e Tom. Técnico – João Vallim.
Ocorrências – cartões amarelos para Malcoon e Vinícius Pedalada (INT); Janderson e Carlinhos (JUV).
*** Fotos – João Vitor Fedato /
*** Foto – Marcelo Germano/ Juventus