Após sete anos sem disputar o Campeonato Paulista Sub-20, a Internacional confirmou sua participação na competição que está prevista para se iniciar em abril, após o término da Série A-2.
A última vez que o Leão jogou pela categoria Sub-20 foi em 2011. Naquela oportunidade, a equipe comandada pelo técnico Gil Ribeiro passou pelas duas primeiras fases. Depois, já nas oitavas de final, caiu diante do Noroeste, de Bauru. No primeiro confronto, 0 a 0, no Limeirão. No jogo de volta, 3 a 0 para o time da casa.
Agora de volta, a competição vai servir também para dar bagagem aos garotos que fazem parte do elenco profissional. São os casos do zagueiro Maicon, do lateral-esquerdo Kaio, dos meias Marcon e Luiz Carlos, e do atacante Lucas Mineiro.
Além disso, a diretoria do Leão quer dar oportunidade para jovens de Limeira. Para isso, realizará algumas avaliações em datas ainda não confirmadas.
“Há um pensamento em conjunto na diretoria sobre a importância de se retomar a categoria sub-20. A Inter tem história nesta categoria e vamos trabalhar para que possamos ser um clube formador e vencedor na base”, destaca o presidente Paulo Eduardo de Toledo Barros, que ainda complementa: “O mais importante é ressaltar que o projeto será tocada pela Inter e todos os atletas serão do clube, com contrato firmado”.
Sub-20
Em 2003, a Internacional sagrou-se campeã Sub-20 ao bater o Paulista, em Jundiaí, com gol de Fabinho. Na semifinal, o Leão eliminou o São Paulo. O time leonino tinha como destaques o goleiro Carlos Carioca e o lateral Dickson. Já o Paulista tinha no gol o goleiro Victor, hoje no Atlético-MG, e o zagueiro Réver, atualmente no Flamengo.
Neste mesmo ano, a Inter realizou ainda uma grande Copa São Paulo, exatamente com a base do time sub-20. Com sede em Limeira, eliminou o Corinthians de Betão, Coelho, Rosinei entre outros. E não parou por ai. Os garotos leoninos conquistaram a terceira colocação na mais charmosa competição da categoria de base batendo o Vasco, nos pênaltis.
Em 1990, outro título de expressão. A Internacional foi campeã da Taça BH, segunda mais importante competição da categoria ao bater o Flamengo-RJ.