Craque Luan, do Grêmio, foi eleito o “Rei da América” em tradicional premiação realizada pelo jornal uruguaio El País.
O atacante brasileiro recebeu 182 dos 386 votos (49,4%) de jornalistas esportivos sul-americanos. Luan terminou o ano com 18 gols em 51 jogos, um título da Taça Libertadores da América e uma final do Mundial de Clubes da Fifa.
Luan superou o peruano Paolo Guerrero, do Flamengo, que recebeu 17,6% dos votos e o volante Arthur, também do Grêmio, terceiro colocado com 12,5% dos votos.
Outros brasileiros lembrados na votação foram Marcelo Grohe (Grêmio), Everton Ribeiro (Flamengo), Jô (Corinthians) e Lucas Lima (Santos).
Na votação de melhor técnico, Tite recebeu 112 votos (30,4%). O brasileiro superou o argentino Ricardo Gareca, que levou o Peru a Copa do Mundo de 2018. O ex-palmeirense ganhou 93 votos (25,2%).
O argentino Ariel Holan, campeão da Copa Sul-Americana com o Independiente/ARG, foi o terceiro mais lembrado, com 14,4% (53 votos). Renato Gaúcho ficou em quarto lugar. Fábio Carille, campeão brasileiro pelo Corinthians, também foi lembrado.
Já o time ideal de 2017 contou com quatro jogadores do Grêmio: Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Arthur e Luan. Guerrero também fez parte desta escalação.
O restante da seleção é formada por quatro atletas do Lanús/ARG (Braghieri, Gómez, Acosta e Sand) e dois do Independiente/ARG (Tagliafico e Barco).