Por Edmar Ferreira
Os dois times de melhor campanha na primeira fase do Campeonato Amador de Limeira decidirão o título da Primeira Divisão. Serrano e Estoril iniciam a final apenas no dia 22, uma vez que não teremos rodada no fim de semana em razão do feriado prolongado.
O Serrano confirmou a classificação para a final com uma nova vitória sobre o Santa Cruz. Depois de vencer por 1 a 0 no jogo de ida, fez 3 a 1 hoje no Sindicato dos Metalúrgicos, duelo que teve a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM.
O Serrano precisou de 18 minutos para abrir o placar. Após escanteio cobrado por Cleitinho pela direita, Caio desviou na primeira trave e Mega, livre na pequena área, só teve o trabalho de acertar o canto de Nardoni: 1 a 0.
Aos 34, o Serrano ampliou sua vantagem. O lateral Chôco foi lançado pela direita, invadiu a área e acabou derrubado pelo zagueiro Zé Carlos. Pênalti indiscutível marcado por Luciano Zaccarias. Mega foi para cobrança e com muita categoria deslocou Nardoni para fazer 2 a 0.
O terceiro do time verde e branco aconteceu no segundo tempo. O meia Caio, um dos destaques da partida, deu uma assistência perfeita para seu xará na entrada da área. O “Tanque de Guerra” não perdoou e bateu cruzado para marcar seu 21º gol na temporada: 3 x 0.
O Santa Cruz ainda descontou com Bahia, em cobrança de pênalti aos 18 minutos. O Serrano só não ampliou graças a dois milagres de Nardoni e a dois gols feitos perdidos, um com Marcelo Tubarão e outro com Ramille. O meia Cleitinho literalmente “comeu a bola” e foi eleito o melhor jogador em campo.
Na outra semifinal, Estoril e Centro Rural ficaram no 0 a 0, no CT Pinóquio. Como no jogo de ida foi 2 a 2 e o Estoril jogava por dois resultados iguais, o caçula decidirá o título. Os melhores momentos desta partida serão exibidos na Segunda Esportiva, às 20h30, na TV Jornal.
O Estoril merece um destaque todo especial, pois é a terceira final consecutiva que disputará e curiosamente, em três divisões diferentes. Na Terceira e Segunda divisões foi campeão em cima da Madewal.
Segundona
A exemplo da elite, os dois times de melhor campanha também decidirão o título da Segunda Divisão.
O Rubro-Negro sofreu para se garantir na final. Após vencer o Az de Ouro por 1 a 0, no jogo de ida, gol de Rato, o time de Marcão encontrou muita resistência hoje na preliminar do Sindicato dos Metalúrgicos.
O Rubro-Negro abriu o placar com Baiano, mas sofreu a virada com gols de Diego e Marcelinho. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Nicola acertou um lindo chute de fora da área, no ângulo. Um golaço: 2 a 2. Na comemoração saiu batendo no peito e gritando: “aqui é raça pura”.
Mas o Az de Ouro não se entregava e chegou ao terceiro gol com Murilo, que foi muito feliz ao encobrir o goleiro de fora da área: 3 a 2. Porém esse resultado ainda dava a classificação ao Rubro-Negro, pela melhor campanha. Um pênalti em favor do Rubro-Negro decidiu a partida. Baiano cobrou com estilo e colocou sua equipe na decisão.
Seu adversário na final será o bom time do Império, que venceu pela segunda vez consecutiva o Cincofer. Depois de abrir boa vantagem no jogo de ida, com o placar de 3 a 0, o time do craque Liu bateu o representante de Cordeirópolis por 1 a 0, na preliminar do CT Pinóquio, gol de Vinícius.
Terceirona
Uma das sensações do Campeonato Amador de Limeira foi eliminado. Dono da melhor campanha entre os 60 participantes, o Classe A deu adeus a competição ao perder para o Nogueira por 2 a 0, na Praça de Esportes João Ferraz, no Jardim São Paulo. Foi sua única derrota em todo campeonato. No jogo de ida, os times ficaram no 2 a 2.
Hoje prevaleceu a experiência de Piá e Izaiás. Muita festa dos jogadores do Nogueira, que poderão participar pela primeira vez da Copa Gazeta, a chamada Libertadores do Amador.
Na decisão, o Nogueira enfrentará o caçula Suíssa, que venceu pela segunda vez consecutiva o Expansão e pelo mesmo placar: 2 a 1. O jogo foi realizado no Jardim São Paulo e os gols foram marcados por Tartinha e Marquito.
*** Fotos – Adriano Anthero e Fernando Carvalho