Nem bem chegou e o colombiano Reinaldo Rueda já terá seu primeiro desafio. Comandar o Flamengo contra o Botafogo, às 21h45, no Engenhão, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
Cercado de expectativa e com a responsabilidade de tirar o Flamengo da crise, o técnico mostrou bastante otimismo e promete levar o time rubro-negro à reação na temporada.
Rueda assinou contrato até o fim de 2018 e prometeu “respeitar o DNA” do clube. O colombiano ganhou destaque no comando do Atlético Nacional em 2016, quando conquistou o título da Taça Libertadores da América com uma equipe bastante ofensiva.
Além da Copa do Brasil, o novo técnico prometeu empenho no Campeonato Brasileiro (está em 7º com 19 pontos) e disse que vai brigar também pelo título da Copa Sul-Americana – adversário da próxima fase será a Chapecoense.
Para esta partida semifinal, Rueda não contará com Diego Alves, Rhodolfo, Éverton Ribeiro e Geuvânio que não foram inscritos, além de Paolo Guerrero vetado pelo Departamento Médico.
Existe uma preocupação da polícia carioca, uma fez que em fevereiro, após a vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Botafogo, no Engenhão, houve muita confusão e uma briga fora do estádio, que resultou na morte do botafoguense Diego Silva Santos, de 28 anos.
A última vez que o Fogão decidiu a Copa do Brasil foi em 1999, quando perdeu para o Juventude. Jair Ventura acredita no bom momento de sua equipe, que avançou também na Taça Libertadores da América.
Na outra semifinal, o Grêmio recebe o Cruzeiro, às 21h45. Os dois times pouparam seus titulares na rodada de fim de semana no Brasileirão e saíram derrotados de campo.
O time gaúcho perdeu para o Botafogo, no Engenhão, por 1 a 0 e o técnico Renato Gaúcho literalmente “jogou a toalha”, dizendo que a partir de agora utilizará a garotada no Brasileiro.
A novidade esta noite é o retorno do atacante paraguaio Lucas Barrios. Já Maicon vai para o banco e Arthur inicia a partida.
Já time mineiro vem de derrota para o São Paulo por 3 a 2, de virada, no Morumbi. Técnico Mano Menezes não poderá contar com Digão e Sassá, que não foram inscritos na competição. A novidade é o volante Lucas Silva.
No ano passado, nesta mesma fase, os gaúchos eliminaram os mineiros e fizeram a final com o Atlético/MG, conquistando o título.
Botafogo x Flamengo
Botafogo – Gatito Fernandez; Luís Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Marcos Vinícius e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico – Jair Ventura.
Flamengo – Alex Muralha; Pará, Rever, Juan e Trauco; Márcio Araújo, William Arão, Cuellar e Diego; Everton e Felipe Vizeu. Técnico – Reinaldo Rueda.
Árbitro – Anderson Daronco (RS/Fifa)
Local – Engenhão, 21h45.
Grêmio x Cruzeiro
Grêmio – Marcelo Ghroe; Edilson, Pedro Geromel, Kanemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur e Ramiro; Pedro Rocha, Lucas Barrios (Fernandinho) e Luan. Técnico – Renato Gaúcho.
Cruzeiro – Fábio; Lucas Romero, Murilo, Léo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sóbis. Técnico – Mano Menezes.
Árbitro – Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Local – Arena do Grêmio, 21h45.