Por Edmar Ferreira
Dois fatores impediram a derrota da Inter para o Audax, hoje pela manhã no Estádio José Liberatti, em Osasco, na abertura do returno da Copa Paulista: o goleiro Rafael Pin e a sorte, principalmente a sorte.
A Inter tem que comemorar muito mesmo o ponto conquistado após o empate sem gols, que a mantém na liderança isolada do Grupo 2, agora com 12 pontos, um a mais que o Desportivo Brasil.
O começo assustou os leoninos presentes em Osasco. Logo aos 2 minutos, o rápido Chaveirinho, que colocou o limeirense Renatinho no banco de reservas, tabelou na entrada da área e mandou um tubaço para uma grande defesa de Rafael Pin, que retornava a meta leonina. Seria a primeira de uma série de intervenções do arqueiro.
A Inter apenas assistia ao domínio do time da casa. O volume de jogo agradava o presidente Vampeta, presente ao José Liberatti. O Leão tem sua primeira chance apenas aos 25 minutos, quando Vinícius Pedalada, outra novidade de João Vallim na partida – não atuava desde a final da A-3 – recebeu na direita e levantou para Moisés, que de cabeça, por pouco não abriu o placar.
Aos 38 minutos, Carlão recuou errado para Rafael Pin. Samoel Pizzi avançou livre, mas o goleiro leonino conseguiu evitar, dando o bote certo e tirando a bola dos pés do atacante.
Aos 41, após boa triangulação ofensiva, Malcoon, que substituía Calixto, recebeu na entrada da área e bateu cruzado para a defesa de Jefferson.
Na última oportunidade do primeiro tempo, aos 46, foi a vez de Brumatti, ex-zagueiro do Independente e do Olímpia, falhar feio. Jow aproveitou, invadiu a área e abdicou do gol para tentar o passe para Moisés. Porém o lateral Pepe salvou.
A etapa complementar foi eletrizante. Aos 5, o bom volante Glauber, do Audax, arriscou de fora da área e Pin defendeu em dois tempos. Aos 7, novamente Glauber. O jogador recebeu um passe açucarado do grandalhão Fábio, que entrou no lugar de Chaveirinho, e mandou rente a trave de Pin.
Só dava Glauber. Aos 9 minutos, o destaque do Audax cruzou para Fábio, que ajeitou na medida para Samoel Pizzi. Inacreditavelmente, o atacante desperdiçou. O chamado gol feito.
Aos 10 minutos, a Inter criou sua melhor chance na partida. No passe de Tom, Lucas Douglas acertou a trave.
Aos 11 minutos, outro lance incrível em Osasco. Dieguinho foi lançado na entrada da área e parou num milagre de Rafael Pin. No rebote, Dieguinho levantou na cabeça de Fábio, que com o gol aberto, escorou para fora. Isso sim que foi pura sorte.
João Vallim decidiu mexer na Inter. Primeiro, colocou Wesley na vaga de Lucas Douglas. Depois, tirou Vinícius Pedalada para a entrada de Ricardinho. Com isso, o volante Luís Roberto foi improvisado na ala.
E foi de Luis Roberto uma ótima oportunidade aos 37 minutos. O volante avançou até a entrada da área e mandou cruzado, rente a trave de Jefferson. Em seguida, Moisés, que não estava em manhã inspirada, foi substituído por Calixto.
Aos 39, a Inter deixou de vencer a partida. No chamado contra-ataque gigante, Wesley desceu pela direita e tinha dois companheiros para servir na área contra um defensor. O cruzamento foi mal feito e o goleiro Jefferson interceptou, para desespero de João Vallim.
O Audax pressionou nos minutos finais, em especial nas bolas paradas com Marcos Vinícius, mas a Inter se segurou, trazendo para case um ponto muito importante. Curiosamente, os dois confrontos entre as duas equipes terminaram no 0 a 0.
Nos outros dois jogos do Grupo 2, o Rio Branco venceu o Atibaia, em Indaiatuba, por 2 a 0, enquanto Desportivo Brasil e Taboão da Serra ficaram no 0 a 0. O São Paulo folgou na rodada.
A classificação após sete rodadas está assim: 1) Internacional 12, 2) Desportivo Brasil 11, 3) Atibaia 10, 4) São Paulo 9, 5) Taboão da Serra e Rio Branco 7 e 7) Audax 5.
A Inter volta a jogar no próximo sábado, às 17h, contra o Atibaia, no Limeirão. Em seguida fará outro jogo em casa, desta vez contra o Desportivo Brasil.
Audax 0 x 0 Internacional
Local – Estádio José Liberatti, em Osasco
Árbitro – Rodrigo Batista da Silva
Assistentes – Enderson Emanoel Turbiani da Silva e William Trufelli Malaquias
Público – 134 pagantes/ R$ 270,00
Audax – Jefferson; Pepe (Trindade), Brumati, Maurício e Davi; Mateus Azevedo, Klauber e Marcos Vinícius; Dieguinho (Renatinho), Samoel Pizzi e Chaveirinho (Fábio). Técnico – Maercio Zeferino.
Internacional – Rafael Pin; Vinícius Pedalada (Ricardinho), Carlão, Balardim e Malcoon; Marquinhos, Luis Roberto e Moisés (Calixto); Tom, Jow e Lucas Douglas (Wesley). Técnico – João Vallim.
Ocorrências – cartões amarelos para Luis Roberto e Lucas Douglas (IN); Maurício, Matheus Azevedo, Klauber e Marcos Vinícius (AU)
*** Fotos – João Vitor Fedato