Por Edmar Ferreira
A equipe de juniores do Santos viaja amanhã para Valência, na Espanha, onde disputará o tradicional Torneio Internacional de Cotif Sub-19. Entre os convocados está o limeirense Giovane Mário Jesus.
Os Meninos da Vila, do técnico Aarão Alves, integram o Grupo B, ao lado da Seleção do Marrocos, Seleção Valenciana, Sevilla e Valencia. Os times jogam entre si em turno único e os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase.
No Grupo A estão a Seleção da Rússia, Seleção da Mauritânia, Atlético de Madrid, Villarreal e Levante.
Para o gerente de futebol Ronaldo Lima, a viagem serve de amadurecimento do elenco santista. “É extremamente válido para ganhar experiência. Uma cultura internacional sempre amadurece mais os nossos jogadores. A qualidade técnica é diferente. A forma de jogar fica diferente. Nós sempre notamos as mudanças do elenco após o retorno destes campeonatos. Isso é muito positivo”, comentou ao site oficial do Peixe.
Giovane Mário Jesus é uma das principais apostas do Santos nas categorias de base. Especialista na bola parada, o meia, que atua também como lateral, foi um dos destaques da última Copa São Paulo de Juniores.
Foi justamente após a Copinha, que a base do Peixe foi reformulada, pois a diretoria esperava pelo menos que o time decidisse o título. Aarão Alves, que era do Sub-17, assumiu o juniores no lugar de Marcos Soares, que foi demitido. Jogadores novos chegaram e outros foram dispensados.
Aarão aposta na liderança do limeirense, um dos atletas mais antigos do elenco, afinal de contas, veste a camisa alvinegra desde 2011.
Em sua opinião, a responsabilidade de ser um dos líderes não interfere. “Ajuda bastante ser um dos mais velhos do elenco. Procuro sempre orientar os meninos que chegam para dar confiança para que eles possam desenvolver o melhor futebol possível aqui no Santos e é claro, ajudar a gente”, completou.
No Campeonato Brasileiro Sub-20, que está em andamento, o Santos estreou perdendo para a Chapecoense por 2 a 1, em plena Vila Belmiro. Depois se reabilitou vencendo o Botafogo, no Rio, por 3 a 2. Na última partida, ficou no 0 a 0 com o Inter/RS, na Baixada. Próximo compromisso será diante do Sport, dia 2 de agosto, na Ilha do Retiro.
Já na Copa do Brasil Sub-20, o Peixe eliminou o Luverdense na primeira rodada: 2 a 2 em Lucas do Rio Verde e 2 a 0 na Vila Belmiro, mas caiu na segunda rodada para o Bahia. Cada time venceu fora de casa por 2 a 1 e nos pênaltis os baianos levaram a melhor.