Rafael Soriano é o novo técnico da Internacional. Mas por enquanto, apenas para a Copa Paulista.
O presidente Lucas D’Andrea havia informado que traria um profissional para fazer parte da comissão técnica para esta competição e que, dependendo do “quilate”, passaria Edilson Santos para auxiliar.
Inclusive, informei essa possibilidade na matéria que fiz sobre Edilson Santos na semana passada. E foi exatamente o que aconteceu.
A Inter estava tentando manter o sigilo para fazer uma surpresa em suas redes sociais hoje à tarde (com gravação de vídeo e tudo mais), porém, a informação foi vazada ontem pelo radialista Arnaldo Garcia, em sua coluna no jornal “Folha da Manhã” e confirmada por Matheus Berriel em seu blog.
Soriano, de 35 anos, estava no Americano-RJ, clube que ajudou a salvar do rebaixamento no Campeonato Carioca.
Apesar de jovem, o treinador possui dois acessos seguidos na carreira. Com o Campos, levou da terceira a para a primeira divisão do Campeonato Carioca, entre 2015 e 2017.
Em 2018, foi vice-campeão da Copa Rio com o Itaboraí, levando a sua equipe para a Série D do Campeonato Brasileiro. Por esse feito, foi eleito o melhor técnico da competição.
Segundo o setorista Igor Sedano, da Rádio Mix 770 AM, Soriano já trabalhou com o atual CEO da Internacional, Enrico Ambrogini, no Espírito Santo FC em 2018, onde comandou a equipe na Série D do Brasileiro.
O novo técnico leonino possui certificação A emitida pela CBF em 2017, onde realizou o curso ao lado de treinadores como Roger Machado (Bahia), Rodrigo Santana (ex-Atlético/MG), Rogério Ceni (Fortaleza) e Odair Hellman (Fluminense).