Por Edmar Ferreira
A Inter conseguiu seu principal objetivo nesta penúltima rodada da Copa Paulista: conquistar a classificação com uma rodada de antecipação.
Jogando sábado no Décio Vitta, em Americana, o Leão empatou com o Atibaia por 1 a 1. Mas vaga foi conseguida apenas no domingo, com a vitória do Rio Claro sobre o Noroeste por 1 a 0, em Bauru, gol do estreante volante Franco.
Desta forma, o Leão cumprirá tabela no próximo sábado diante do Velo Clube, às 15h, no Limeirão. Mas nesta partida estará em jogo a terceira colocação do Grupo 2. Ou seja, se o Rubro-Verde vencer no Major Levy, o alvinegro terminaria em quarto lugar. Um empate basta a Veterana.
Com a lesão de Oliveira, pela primeira vez Rafael Pin foi o capitão leonino. O goleiro estava fazendo seu jogo de número 69 pelo clube. Só não tem mais em razão da grave lesão que sofreu no joelho na Série A-2 do ano passado. Perdeu toda a Copa Paulista.
A Inter abriu o placar aos 29 minutos, quando Everton Sena desarmou pelo meio e serviu Vinícius Pivetta. O atacante desceu em velocidade pela esquerda e cruzou de três dedos para a conclusão perfeita de Tcharlles: 1 a 0. Foi seu sétimo gol com a camisa leonina.
E a Inter só não ampliou em seguida porque o lateral Ferrugem exagerou na força em um arremate da entrada da área. Foi em um contra-ataque quase bem executado.
O goleiro Rafael Pin trabalhou pela primeira vez somente aos 42 minutos, quando defendeu um chute de Ronaldo, após finta em Brunão na entrada da área.
Aos 45 não teve jeito. Em uma jogada ensaiada de escanteio pela direita, Judson recebeu de Patrick e cruzou na medida para Marcão, que cabeceou sem chances para Pin: 1 a 1.
E o Atibaia quase virou nos acréscimos, quando Tavares foi lançado pela esquerda, viu o arqueiro leonino adiantado e tocou por cobertura. Caprichosamente a bola bateu no travessão e não entrou.
No começo do segundo tempo a Inter perdeu um gol feito com Marquinhos. O volante apareceu livre na área, porém cabeceou fraco, nas mãos de Ariel.
Aos 17 minutos, quase o Atibaia virou, quando Igor deu ótimo passe para Judson, que mandou por cima. Foi então que Edilson Santos providenciou a estreia do volante Geovane, emprestado pelo Athletico/PR.
Aos 39, a Inter poderia ter marcado o gol da vitória. Em um contra-ataque puxado em velocidade pela esquerda, Tcharlles deixou Geovane na cara do gol. Mas o chute foi defendido de forma espetacular pelo arqueiro do Falcão.
A Inter foi pressionada nos minutos finais, mas conseguiu segurar o ponto precioso, que valeu vaga para a segunda fase. Hoje seus adversários na terceira fase seriam Ferroviária, Juventus e Santo André.
Situação
Resultados da penúltima rodada do Grupo 2 da Copa Paulista: Velo Clube 1 x 1 XV de Piracicaba, Atibaia 1 x 1 Internacional e Noroeste 0 x 1 Rio Claro.
A classificação ficou assim: 1) XV de Piracicaba 18, 2) Rio Claro 15, 3) Internacional 13, 4) Velo Clube 10, 5) Atibaia 9 e 6) Noroeste 8.
A última rodada terá: Internacional x Velo Clube, Rio Claro x Atibaia e XV de Piracicaba x Noroeste.
Atibaia 1 x 1 Internacional
Gols – Tcharlles aos 29 minutos do 1º tempo (IN) e Marcão aos 45 minutos do 2º tempo (AT)
Local – Estádio Décio Vitta, em Americana.
Árbitro – Paulo Sérgio dos Santos
Público – 237 pagantes
R$ 1.420,00
Atibaia – Ariel; Vinícius (Gabriel Henrique), Gabriel, Marcão e Willian; Jé (Ari), Igor, Patrick e Judson (Pedro Henrique); André Tavares e Ronaldo. Técnico – Wilson Júnior.
Internacional – Rafael Pin; Ferrugem, Brunão (Geovane), Balardin e Franklin; Bruno Formigoni, Marquinhos, Nata e Everton Sena (Walace); Tcharlles e Vinícius Pivetta (Wellisson). Técnico – Edilson Santos.
Ocorrências – cartões amarelos para Nata (3º) e Balardim (3º) (IN); Jé e William (AT).
*** Fotos – Rick Nogueira
Transmissão pelo Rápido no Ar