Por Edmar Ferreira
Uma Internacional completamente desfigurada e cheia de improvisos entra em campo esta noite pela Copa Paulista. O Leão enfrenta o XV de Piracicaba, às 20h, pela primeira rodada do segundo turno.
Os dois times abriram a competição e empataram por 1 a 1 no Limeirão. Macena abriu o placar para o time piracicabano e Thiaguinho, aos 44 minutos do segundo tempo, deixou tudo igual. Foi inclusive o primeiro gol das novas traves do Major Levy.
Se antes Edilson Santos tinha um banco de reservas repleto de opções, hoje é obrigado a fazer improvisações. O treinador perdeu várias peças importantes. Com exceção do lateral-direito Ferrugem, que recebeu o terceiro cartão amarelo, os outros desfalques são por motivo de contusão.
O lateral-esquerdo Franklin se machucou na partida diante do Rio Claro, quando salvou um gol certo do time da casa. O jogador sofreu uma entorse no joelho direito. Seu exame de imagem constatou estiramento do ligamento colateral. Ainda não há previsão para o retorno aos gramados.
Seu substituto Igor, que estreou com gol na vitória sobre o Atibaia por 1 a 0, sentiu o músculo adutor da coxa esquerda e desde então realiza tratamento. Foi realizado uma exame de imagem, que constatou uma contratura muscular. Sua evolução no tratamento é positiva, mas o jogador continua de fora.
O zagueiro Jean Pablo sofreu um entorse no tornozelo direito diante do Velo Clube. O exame de Raio-X, feito ainda em Rio Claro, não apontou fratura. Porém, o exame de imagem constatou lesão parcial de ligamento, que afastará o atleta por algumas semanas.
Já o meia Helton Luiz deixou a partida diante do Velo Clube com um incômodo na posterior da coxa direita e desde então está entregue ao departamento médico. Foi realizado exame de imagem que não apontou lesão, porém foi diagnosticada uma fadiga muscular. O atleta já realiza trabalhos específicos para na sequência ser feita transição para o campo.
A boa notícia é o retorno do volante Marquinhos, que não enfrentou o Velo Clube em razão de uma fadiga muscular. O jogador realizou um trabalho intensivo e está confirmado no meio de campo.
Edilson Santos teve que quebrar a cabeça para definir sua equipe. O zagueiro Brunão deverá ser improvisado na ala-direita, enquanto Rafael Ferro será deslocado para a ala-esquerda. Ex-Portuguesa Santista, o jogador já fez essa função no segundo tempo contra o Velo.
Na zaga, Balardim formará dupla com Oliveira, autor do gol do acesso. Sem Helton Luiz, Edilson recuará Everton Sena para fazer a função e promoverá o retorno de Tcharlles ao time titular, ao lado Vinícius Pivetta e Chocolate.
Pode até ser que o treinador alvinegro surpreenda na escalação, mantendo Nata no meio de campo, até para reforçar a marcação. Neste caso, abriria mão de um atacante.
Existe uma clima de muita rivalidade no ar, principalmente por parte do XV de Piracicaba, que perdeu o acesso para a divisão de elite justamente para a Inter, em pleno Barão da Serra Negra.
O técnico Tarcísio Pugliese não poderá contar com o lateral-esquerdo Robertinho, que sofreu uma ruptura no ligamento do tornozelo direito e ficará fora de combate por três semanas. Para o seu lugar o treinador confirmou Anderson Santos. O zagueiro Gilberto Alemão, autor dos três gols da vitória sobre o Noroeste por 3 a 1, em Bauru, também está confirmado.
Vale lembrar que o Nho Quim manteve praticamente todo o time da Série A-2. O time piracicabano está invicto nesta Copa Paulista, com três vitórias e dois empates. Desta forma, lidera com 11 pontos. A Inter, que vem de derrota para o Velo Clube por 2 a 0, em Rio Claro, está em terceiro, com 8 pontos.
No Barão o XV venceu o Rio Claro por 2 a 1 e o Velo Clube por 1 a 0. Fora de casa, empatou com a Inter (1 x 1) e com o Atibaia (1 x 1) e venceu o Noroeste (3 x 1).
O árbitro do jogo será Ricardo Bittencourt, o mesmo que apitou a derrota da Inter para a Portuguesa Santista por 2 a 1, na fase de classificação da Série A-2.
A classificação do Grupo 2 está assim: 1) XV de Piracicaba 11, 2) Rio Claro 10, 3) Internacional 8, 4) Atibaia 5, 5) Velo Clube 4 e 6) Noroeste 3. Os outros jogos são: Noroeste x Atibaia e Velo Clube x Rio Claro.
Confrontos
Faz exatamente 13 anos que a Internacional não vence o XV no Barão da Serra Negra. O último resultado positivo foi registrado na Série A-2 de 2006. No dia 12 de março daquele ano, o zagueiro Alex Pinho marcou o gol da vitória por 1 a 0.
De lá para cá, a Inter não conseguiu mais vencer no Barão. Foram nove confrontos, com seis vitórias quinzistas e três empates.
Dos 26 jogos que a Inter disputou até hoje em Piracicaba, venceu apenas três. Foram outros 10 empates e 13 vitórias do time da casa.
No total, foram 55 confrontos entre os rivais. O XV tem uma ampla vantagem, com 24 vitórias contra 14 da Inter. Foram outros 17 empates. O Nhô Quim marcou 10 gols a mais: 67 x 57.
XV de Piracicaba x Internacional
XV de Piracicaba – Luiz Fernando; Jéfferson Feijão, Douglas Marques, Gilberto Alemão e Anderson Santos; Fraga, Danilo Bueno e Cassio Gabriel; Kadu Baroni, Raphael Macena e Luizinho. Técnico – Tarcísio Pugliese.
Internacional – Rafael Pin; Brunão, Oliveira, Balardim e Rafael Ferro; Marquinhos, Bruno Formigoni e Everton Sena; Vinícius Pivetta (Nata), Chocolate e Tcharlles. Técnico – Edilson Santos.
Árbitro – Ricardo Bittencourt
Local – Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba, às 20h.