Por Edmar Ferreira
Internacional/RS e Palmeiras se enfrentam hoje, às 21h30, no Beira-Rio, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Verdão venceu o duelo de ida por 1 a 0, em casa, gol de cabeça do meia Zé Rafael.
O alviverde precisa de um empate para avançar. Vale lembrar que não existe o gol qualificado fora de casa. Ou seja, se o Colorado vencer por exemplo por 2 a 1, a decisão da vaga será nas penalidades máximas.
O vencedor deste confronto terá pela frente o ganhador de Cruzeiro e Atlético/MG, que jogam às 19h15, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. No jogo de ida a Raposa venceu por 3 a 0.
O Palmeiras sabe que terá um jogo complicado pela frente, mas aposta no retorno de sua dupla de zaga titular. Com Gustavo Gómez ao lado de Luan, o Verdão não sofre um gol a 1.083 minutos. Ambos foram poupados no empate com o São Paulo por 1 a 1, sábado no Morumbi, na volta do Campeonato Brasileiro.
Os volantes Felipe Melo e Bruno Henrique também retornam ao time, nos lugares de Thiago Santos e Moisés. A única dúvida de Felipão está no meio de campo entre Lucas Lima e Gustavo Scarpa. Mas o treinador deverá apostar mais uma vez em Lucas Lima, titular nos últimos jogos. O ex-jogador da Inter ainda está devendo o futebol que lhe trouxe ao Palestra.
O Verdão, que está invicto há 33 jogos no Brasileirão, só perdeu dois jogos nesta temporada: 1 x 0 para o Corinthians, na final do Paulistão e 1 a 0 para o San Lorenzo, na Argentina, pela Taça Libertadores. São outras 23 vitórias e nove empates.
Tirando 2019, o Palmeiras chegou em 15 edições da Copa do Brasil nas quartas de final. Em oito delas avançou para as semifinais.
Técnico que mais dirigiu o Verdão em Copas do Brasil, Luiz Felipe Scolari completou no jogo de ida a sua 50ª partida pela competição nacional. O treinador palmeirense acumula 30 vitórias, 13 empates e 7 derrotas. Esses 30 triunfos fazem de Felipão também o técnico que mais venceu no quesito.
Vale lembrar ainda que das três taças que o Palmeiras possui (1998, 2012 e 2015), duas foram sob o comando de Felipão (1998 e 2012 – invicto).
O Internacional por sua vez, poupou 10 titulares na derrota para o Athletico/PR por 1 a 0, domingo na Arena da Baixada, pelo Brasileirão. Apenas o goleiro Marcelo Lomba atuou.
Técnico Odair Hellmann aposta principalmente na sua dupla de ataque, formada pelo uruguaio Nico López e pelo peruano Paolo Guerrero. No meio de campo, o treinador confirmou o retorno do capitão D’Alessandro. Para que o argentino se preocupe apenas em marcar, Helmann vai escalar três volantes de contenção: Patrick, Rodrigo Dourado e Edenilson.
O Colorado tem a preocupação de marcar Dudu, homem de criação do Verdão e que cai bastante pelo setor direito. Desta forma, Uendel, ex-Corinthians, foi orientado a avançar menos.
O Palmeiras já encarou o Internacional em 91 oportunidades. Foram 31 vitórias, 23 empates e 37 derrotas. Os times estão de olho na premiação gorda desta Copa do Brasil. O campeão ficará com R$ 52 milhões.
Outros jogos
Além de Inter/RS x Palmeiras e Atlético/MG x Cruzeiro, as quartas de final da Copa do Brasil terão hoje às 19h15 – Bahia x Grêmio (jogo de ida foi 1 a 1) e às 21h30 – Flamengo x Athletico/PR (jogo de ida também foi 1 a 1).
Inter/RS x Palmeiras
Internacional/RS - Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick e D’Alessandro; Nico López e Paolo Guerrero. Técnico – Odair Hellmann.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson. Técnico – Luiz Felipe Scolari.
Árbitro – Rafael Traci/PR
Local – Beira-Rio, 21h30.