Por Edmar Ferreira
Marrento, porém goleador por excelência. A estreia de Chocolate na Internacional não poderia ter sido melhor. Logo em seu primeiro jogo pelo Leão, o atacante foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Noroeste, em pleno Estádio Alfredo de Castilho.
E olha que fazia 23 anos que a Inter não vencia em Bauru. Foi o segundo tabu quebrado pelo novo técnico Edilson Santos. O primeiro foi no empate por 1 a 1 contra o XV de Piracicaba, no Limeirão, quando interrompeu uma sequência de três derrotas seguidas em estreias de treinadores pelo clube. Betão Alcântara, Jorge Parraga e João Vallim perderam o primeiro jogo por 1 a 0.
A Inter perdeu um titular importante antes do jogo. Com um problema viral, o meia Helton Luiz foi vetado pelo Departamento Médico. Desta forma, o técnico Edilson Santos recuou o atacante Everton Sena para fazer a função de meia-armador e promoveu a estreia de Chocolate. Outra novidade no alvinegro foi o retorno de Oliveira, no lugar do lesionado Brunão.
A Inter se assustou com o volume de jogo do Noroeste. Nem parecia que o adversário estava em crise após o fim da parceria com a RN Sports. Mesmo com poucas opções, o técnico Gilmar Minelli armou muito bem a sua equipe.
A primeira boa chance foi criada pela Inter aos 11 minutos. Vinícius Pivetta recebeu na direita, cortou por dentro e bateu forte de fora da área. A bola raspou a trave do goleiro Tales.
Aos 22 minutos, Rafael Pin praticou o seu primeiro milagre no jogo. O bom Pedro Felipe recebeu um lançamento perfeito e saiu na cara do gol. Só que o goleiro leonino evitou a abertura do placar com uma defesa simplesmente espetacular.
Aos 33 minutos, a Inter voltou a incomodar o time da casa. No passe de calcanhar de Everton Sena, Vinícius Pivetta partiu em velocidade pela esquerda, trouxe por dentro e bateu no canto direito para a defesa de Tales.
Aos 47, após boa trama ofensiva do time da casa, Chico acionou Diego Souza pela esquerda. O ex-meia do Palmeiras cruzou na cabeça de Pedro Felipe, mas lá estava Rafael Pin para fazer outra defesa estupenda.
O Leão voltou bem melhor para a etapa complementar e passou a pressionar o Norusca. Aos 13 minutos, no passe de Everton Sena, a defesa não cortou e Chocolate saiu livre em direção ao gol. O estreante finalizou para a defesa parcial de Tales, mas no rebote, o oportunista foi na rede, fazendo 1 a 0.
Na comemoração, tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo. Foi um desabafo do jogador, que tinha passado pelo Noroeste e não marcado nenhum gol. A torcida local estava “pegando em seu pé”.
O gol tranquilizou a Internacional, que passou administrar o jogo. Edilson colocou Nata e Balardin para garantir o resultado. Enquanto isso, Minelli colocou o meia Yamada, ex-Barretos e dois meninos da base: Everton e Paulinho.
O Noroeste ganhou velocidade e passou a jogar na área da Inter. Yamada quase empatou, quando recebeu pela esquerda e bateu forte na rede pelo lado de fora.
Nos minutos finais, Rafael Pin literalmente “garantiu o bicho”. O goleiro defendeu as cabeçadas de Vitor Gava e Pedro Felipe que tinham endereço certo, saindo como herói leonino do jogo.
Com esse resultado, a Inter divide a liderança com XV de Piracicaba e Atibaia. O Rio Claro, no Schmidtão, será o próximo adversário da Veterana, domingo às 10h.
Situação
Nos outros dois jogos do Grupo 2: XV de Piracicaba 2 x 1 Rio Claro e Velo Clube 0 x 0 Atibaia.
A classificação ficou assim: 1) XV de Piracicaba, Atibaia e Internacional 4, 4) Rio Claro 3, 5) Velo Clube 1 e 6) Noroeste 0.
Os três jogos da terceira rodada serão no domingo, às 10h: Rio Claro x Internacional, Atibaia x XV de Piracicaba e Noroeste x Velo Clube.
Noroeste 0 x 1 Internacional
Gol – Chocolate aos 13 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru
Árbitro – João Vitor Gobi
Auxiliares – Marlon Spínola e Orlando Coelho Júnior
Público – 413 pagantes
Renda – R$ 5.790,00
Noroeste – Tales; Artur, Jean Pierre, Vitor Gava e Renan; Felipe Merlo (Everton), Diego Souza (Paulinho) e Igor Pimenta (Yamada); Jhon Egito, Pedro Felipe e Chico. Técnico – Gilmar Minelli.
Internacional – Rafael Pin; Ferrugem, Oliveira, Jean Pablo e Franklin; Bruno Formigoni, Marquinhos e Everton Sena; Vinícius Pivetta (Balardin), Chocolate (Nata) e Thiaguinho (Patrick). Técnico – Edilson Santos.
Ocorrências – cartões amarelos para Nata, Francklin e Chocolate (IN) e Diego Souza (NO)
*** Fotos – Bruno Farias / Noroeste