Por Edmar Ferreira
Graças ao gol de Thiaguinho aos 44 minutos do segundo tempo, Edilson Santos não se tornou o quarto técnico seguido da Internacional a estrear com uma derrota por 1 a 0.
Os últimos três treinadores que comandaram o Leão perderam na estreia pelo placar mínimo. Betão Alcântara foi derrotado pelo União Barbarense, em Santa Bárbara d’Oeste, em 20/07/2014, na abertura da Copa Paulista.
Jorge Parraga assumiu a Inter na Série A-3 de 2016 e perdeu seu primeiro jogo por 1 a 0 para o São José, em pleno Limeirão, em 31/01. Com sua demissão, João Vallim assumiu e também não foi bem em sua estreia. Derrota para o São Carlos, no Major Levy, por 1 a 0, em 27/02/2016.
O último técnico que estreou com vitória na Internacional foi Paulo Cezar Catanoce. No dia 16 de fevereiro de 2013, o treinador comandou a Veterana contra o São Vicente, no Limeirão. Placar de 1 a 0, gol de Alex Cambalhota.
A Inter teve até hoje 103 treinadores em sua história e Edilson Santos é o 34º que estreou com empate. Outros 31 venceram no primeiro jogo, enquanto 37 saíram derrotados.
Jogo
Com apenas três titulares em campo do time que subiu para a divisão de elite (Rafael Pin, Jean Pablo e Marquinhos), a Internacional deixou uma boa impressão diante do XV de Piracicaba.
Claro, que Rafael Pin fez três defesas espetaculares, evitando a derrota, mas a marcação forte imposta pelos leoninos supriu a falta de entrosamento. O Nho Quim por exemplo, renovou com 90% do elenco que perdeu o acesso para a Inter. Só perdeu Mizael, Walfrido, Ronaldo e Ítalo.
Aos 33 minutos do segundo tempo, o lateral Jefferson Feijão deu uma assistência perfeita para Macena. O atacante protegeu a bola, tomou a frente de Jean Pablo e bateu sem chances para Pin: 1 a 0.
Quando o torcedor leonino estava deixando o Limeirão, Rafael Ferro acionou Thiaguinho pela direita. O atacante cruzou rasteiro e com curva. O zagueiro Paulão ameaçou cortar e furou, atrapalhando o goleiro Luiz Fernando, que aceitou: 1 a 1.
Os jogadores do XV de Piracicaba perderam a cabeça. João Veras, que tinha acabado de entrar no jogo e o lateral Robertinho foram expulsos por reclamação.
Mesmo com dois homens a mais em campo, a Inter não conseguiu o gol da virada. Final 1 a 1. O Leão volta a jogar no próximo domingo, às 10h, em Bauru, diante do Noroeste.
Situação
Nos outros dois jogos do Grupo 2, o Rio Claro venceu o dérbi contra o Velo Clube por 2 a 0, gols de Gustavo Sapeka e Rodrigo, enquanto o Atibaia, do técnico João Vallim, bateu o Noroeste por 2 a 1, gols de Márcio e Gian. Pedro Felipe descontou.
A classificação está assim: 1) Rio Claro e Atibaia 3, 3) Internacional e XV de Piracicaba 1, 5) Noroeste e Velo Clube 0.
No próximo fim de semana: Noroeste x Internacional, XV de Piracicaba x Rio Claro e Velo Clube x Atibaia.