Por Edmar Ferreira
Internacional e XV de Piracicaba começam a decidir neste sábado, às 19h, no Limeirão, uma vaga na elite do Campeonato Paulista. Os dois times abrem o mata-mata da fase semifinal.
O jogo de volta deve ser confirmado pela Federação Paulista de Futebol para o sábado seguinte, dia 20 de abril, às 16h30, no Barão da Serra Negra. Ambos serão transmitidos pelo Sportv.
Por ter a melhor campanha, o time quinzista tem a vantagem de decidir em casa. Se dois empates forem registrados, a decisão do acesso será nas penalidades máximas. Na fase de classificação, o XV venceu em pleno Limeirão por 3 a 2. Foi exatamente na primeira rodada.
A Internacional se classificou para as semifinais ao empatar por 2 a 2 com a Portuguesa Santista, domingo à noite, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos. No primeiro jogo o Leão havia vencido por 2 a 0.
Apenas com Rafael Pin no gol como novidade, a Internacional abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, quando Jean Pablo recebeu de Chumbinho na área e encobriu o goleiro da Briosa. Foi o segundo gol do zagueiro com a camisa leonina.
Ainda no primeiro tempo, o volante França foi expulso depois se estranhar com o atacante Rodriguinho após falta violenta recebida. Os dois receberam o cartão vermelho do árbitro barbarense Vinícius Furlan.
No fim da primeira etapa, Wendell recebeu um cruzamento da direita e cabeceou para o gol. A bola foi amortecida no braço de Alisson. O árbitro marcou a penalidade máxima. Carlos Alberto deslocou Rafael Pin para descontar.
O segundo tempo foi eletrizante. A Internacional ficou acuada em seu campo de defesa e a Santista explorou o jogo aéreo. Choveu muito. Foram vários cruzamentos para a área, a maioria cortado por Jean Pablo, um gigante na partida.
De tanto insistir, aos 48 minutos, Rayllan arriscou da meia-esquerda. A bola desviou em Oliveira e acertou o travessão de Rafael Pin. Carlos Alberto ficou com o rebote e fez a assistência perfeita para o gol de Daniel Bueno: 2 a 1.
O gol deu esperança aos torcedores locais. Porém, era preciso marcar mais um para levar a decisão para os pênaltis. Naquela altura do jogo, o adversário da Inter era o Água Santa.
Mas em um contra-ataque solitário, PC, que tinha acabado de entrar no jogo, passou por três marcadores e mesmo caído na entrada da área, conseguiu finalizar para o gol: 2 a 2 e fim de jogo. O narrador Odinei Ribeiro usou a seguinte frase: “PC não desiste nunca”.
Os leoninos comemoraram muito o empate, que fez a Inter escapar simplesmente do Água Santa, time de melhor campanha da competição. Sendo assim, o Santo André, que eliminou o Rio Claro nos pênaltis em pleno Schmidtão, está no caminho do time de Diadema.
Portuguesa Santista 2 x 2 Internacional
Portuguesa Santista – John, Rafael Ferro, Balardin, Luis Eduardo e Rômulo; Acleison (Railan), Tufa (Daniel Bueno), Carlos Alberto e Diego Palhinha (Wesley); Rodriguinho e Wendel. Técnico – Sérgio Guedes.
Internacional – Rafael Pin; Alisson, Jean Pablo, Oliveira e Malcoon; França, Nata (PC) e Marquinhos , Chumbinho, Élvis (Michel) e Tcharlles (Mael). Técnico: João Vallim.
Gols: Jean Pablo aos 16 min. e Carlos Alberto aos 48 min. do 1º T e Daniel Bueno aos 48 min. e PC aos 49 min. do 2º T.
Cartões vermelhos: França e Rodriguinho
Cartões amarelos: Nata, Malcoom, Rafael Pin.
Árbitro: Vinícius Furlan
Auxiliares: Vitor Carmona e Marco Antonio Motta Junior
Local: Ulrico Mursa – Santos
Acesso
Se realmente a terceira vaga de acesso for confirmada pela Federação Paulista de Futebol em razão da fusão entre Red Bull e Bragantino, a Internacional subiria até perdendo o mata-mata para o XV de Piracicaba. Nesse caso, o Água Santa teria que vencer os dois jogos do Santo André.
O regulamento prevê que a terceira vaga de acesso seria da equipe que mais pontos tiver entre os eliminados nas semifinais. Sendo assim, neste momento, a Inter tem um ponto a mais que o Santo André. Ou seja, duas derrotas do Ramalhão dariam automaticamente a terceira colocação ao Leão. Presidente Celso Potechi esteve ontem na FPF, no Conselho Arbitral.
Raio X das equipes:
Internacional:
17 jogos
6 vitórias
7 empates
4 derrotas
22 gols marcados
21 gols sofridos
Em casa:
2 x 3 XV de Piracicaba
0 x 0 Atibaia
0 x 0 Penapolense
1 x 1 Votuporanguense
2 x 2 Juventus
1 x 2 P.Santista
3 x 1 Linense
2 x 0 P.Santista
Total:
8 jogos
2 vitórias
4 empates
2 derrotas
11 gols marcados
9 gols sofridos
Fora de casa:
2 x 1 São Bernardo
1 x 0 Sertãozinho
1 x 3 Água Santa
3 x 2 Portuguesa
1 x 0 Rio Claro
0 x 0 Santo André
0 x 3 Nacional
1 x 1 Taubaté
2 x 2 P.Santista
Total:
9 jogos
4 vitórias
3 empates
2 derrotas
11 gols marcados
12 gols sofridos
XV de Piracicaba:
17 jogos
8 vitórias
4 empates
5 derrotas
23 gols marcados
18 gols sofridos
Em casa:
2 x 0 Portuguesa
0 x 0 Nacional
1 x 0 Santo André
1 x 0 São Bernardo
4 x 1 Taubaté
2 x 1 Linense
1 x 2 Juventus
0 x 1 Atibaia
1 x 0 Juventus
Total:
9 jogos
6 vitórias
1 empates
2 derrotas
12 gols marcados
5 gols sofridos
Fora de casa:
3 x 2 Internacional
0 x 2 Água Santa
1 x 1 Sertãozinho
3 x 4 P.Santista
1 x 0 Penapolense
2 x 2 Votuporanguense
0 x 1 Rio Claro
1 x 1 Juventus
Total:
8 jogos
2 vitórias
3 empates
3 derrotas
11 gols marcados
13 gols sofridos
*** Foto – Alberto Ferreira / Agência Briosa