Por Edmar Ferreira
A Internacional ficou no empate com o Taubaté, sábado à tarde no Estádio Joaquim de Morais Filho, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2.
O Leão saiu na frente e sofreu o empate na etapa complementar. Com esse resultado, a Veterana foi superada pelo Santo André na classificação, terminado em sétimo lugar, à frente apenas do próprio Taubaté, que precisava exatamente do empate para avançar.
Desta forma, a Inter terá a Portuguesa Santista no mata-mata. A Briosa venceu o Votuporanguense, fora de casa, por 1 a 0, nesta rodada, e ficou com a vice-liderança, atrás somente do Água Santa.
Vale lembrar que na fase de classificação, o time santista venceu em pleno Limeirão por 2 a 1. Entre os destaques do time estão Balardin e Wesley, que tiveram uma passagem vitoriosa no Major Levy. Os laterais Rafael Ferro e Boré também jogaram aqui.
O primeiro jogo do mata-mata será no meio de semana no Limeirão e a volta no fim de semana no Ulrico Mursa. As datas e os horários serão definidos pela Federação Paulista de Futebol. O que se sabe é que um deles será na terça, às 17h, outro na quarta às 15h e os outros dois às 20h.
Os demais confrontos são: Água Santa x Taubaté, Rio Claro x Santo André e Juventus x XV de Piracicaba.
Taubaté e Internacional fizeram um jogo morno, sem muita emoção. Como o empate bastava, o time da casa administrou mais a posse de bola do que tentou abrir o placar.
João Vallim deu uma nova oportunidade aos atacantes Rodrigo Paraná e Gabriel Ramalho, que ficaram com as vagas de França, suspenso e Tcharlles, poupado.
Tanto é verdade que a primeira chance do Burro da Central foi apenas aos 22 minutos, quando Ricardinho serviu Caio Mancha na área e o ex-palmeirense mandou cruzado para fora.
A Inter quase não chegava na área do Taubaté. Porém, aos 39 minutos, em uma jogada bem tramada, Malcoon recebeu pela esquerda e viu a passagem de Marquinhos. O volante cruzou na medida para o gol de Gabriel Ramalho: 1 x 0. Foi seu primeiro gol como profissional.
O silêncio tomou conta do Joaquinzão. Como a arquibancada descoberta estava interditada para reformas, os 1.200 torcedores ficaram do lado das cativas.
E a Inter poderia ter ampliado aos 42 minutos, quando Rodrigo Paraná recebeu na entrada da área e bateu no meio do gol, para a defesa de Rafael Roballo.
O Taubaté voltou mais ofensivo para a etapa complementar. Já a Inter quase ampliou, quando Marquinhos cruzou rasteiro para Rodrigo Paraná, que bateu prensado, por cima do gol.
A entrada de Jefinho fez a diferença no Burro da Central. Inspirado, o atacante passou a incomodar a zaga alvinegra. E foi numa bola parada que o empate surgiu aos 18 minutos. Cobrança de falta de Jefinho, a defesa leonina só ficou olhando e o zagueiro Henrique empatou na segunda trave: 1 a 1.
Antes do empate, o adversário leonino na segunda fase era o Rio Claro. Com o gol, passou a ser a Portuguesa Santista.
O time da casa cresceu e em outra bola parada, o zagueiro Cezinha subiu sozinho e perdeu o gol mais feito do jogo, cabeceando para fora. O volante Moradei, ex-Corinthians, arriscou um tubaço de fora da área, que raspou a trave de Moisés.
Vallim abriu mão dos seus dois atacantes para reforçar a marcação. Rodrigo Paraná e Gabriel Ramalho saíram para as entradas de Michel e Mael.
Curiosamente, a Inter cresceu de produção e começou aparecer o futebol de Élvis. O Leão rondava a área do Taubaté, mas não era eficiente nas finalizações. Como o empate era bom para ambos, ficou nisso. Final: 1 a 1.
Taubaté 1 x 1 Internacional
Gols – Gabriel Ramalho aos 39 minutos do 1T (IN) e Henrique aos 18 do 2T (TA)
Local – Estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté
Árbitro – Adriano de Assis Miranda
Público – 1.028
Renda – R$ 15.065,00
Taubaté – Rafael Roballo; Jean, Cezinha, Henrique e Alex Barros (Lima); Moradei, Erik, Erivelton e Ricardinho (Anderson Cordeiro); Caio Mancha e Juninho (Jefinho). Técnico – Paulinho Mc Laren.
Internacional – Moisés; Alisson, Oliveira, Jean Pablo e Malcoon; Marquinhos, Nata, Élvis e Chumbinho (PC); Rodrigo Paraná (Mael) e Gabriel Ramalho (Michel). Técnico – João Vallim.
Ocorrências – cartões amarelos para Rodrigo Paraná (IN), Moradei e Ricardinho (TA).
Série A-2:
Última rodada:
Nacional 2 x 3 Juventus
Taubaté 1 x 1 Internacional
Linense 0 x 1 Água Santa
São Bernardo 1 x 2 Penapolense
Sertãozinho 1 x 0 Rio Claro
Votuporanguense 0 x 1 Portuguesa Santista
Santo André 2 x 0 Portuguesa
XV de Piracicaba 0 x 1 Atibaia
Confrontos:
Água Santa x Taubaté
Portuguesa Santista x Internacional
Rio Claro x Santo André
Juventus x XV de Piracicaba
Classificação:
1 Água Santa 31
2 Portuguesa Santista 27
3 Rio Claro 27
4 Juventus 25
5 XV de Piracicaba 24
6 Santo André 21
7 Internacional 21
8 Taubaté 19
9 Atibaia 19
10 Sertãozinho 17
11 Portuguesa 17
12 Penapolense 16
13 Votuporanguense 16
14 São Bernardo 15
15 Nacional 15
16 Linense 13
*** Fotos – Bruno Castilho / Taubaté