Por Edmar Ferreira
A Internacional perdeu sua primeira partida fora de casa neste Campeonato Paulista da Série A-2. Jogando sábado à tarde em Diadema, o Leão foi derrotado pelo líder Água Santa por 3 a 1, pela quinta rodada da primeira fase.
Mesmo com o tropeço, o alvinegro limeirense segue no G-8 (grupo dos classificados), agora na oitava colocação, com sete pontos ganhos.
João Vallim viajou para Diadema cheio de problemas. O zagueiro Brunão, o volante Marquinhos e os atacantes Tcharlles e Gabriel Ramalho foram vetados pelo Departamento Médico.
Sendo assim, o treinador leonino colocou Michel no meio-de-campo para auxiliar França e Nata na marcação e deu uma nova oportunidade ao meia Élvis, deslocando Mael para jogar mais a frente, encostado em Clebinho. Outra alteração foi a reestreia de Malcoon na lateral-esquerda no lugar de PC.
A Inter apostava no bom rendimento fora de casa. Até então eram dois jogos e duas vitórias, contra São Bernardo (2 x 1) e Sertãozinho (1 x 0). Mas o Água Santa estava invicto, queria manter a liderança e tinha cinco mil torcedores ao seu lado.
O Netuno estava com 100% de aproveitamento em casa, tendo derrotado Sertãozinho (2 x 1) e XV de Piracicaba. Já fora havia batido o Nacional (2 x 0) e empatado com a Portuguesa (1 x 1).
O Água Santa abriu o placar aos 14 minutos em uma cobrança de pênalti de Dadá. Mas a marcação foi muito contestada pelos leoninos. Na falha de Nata, Luan Dias fez ótimo passe para Dadá, que ganhou na corrida de Oliveira e se jogou na frente de Rafael Pin. Além de apontar a marca da cal, o árbitro Kleber Canto dos Santos ainda mostrou o cartão amarelo para o arqueiro leonino.
Em entrevista no intervalo do jogo, Pin lembrou que foi o terceiro pênalti marcado contra a Inter em cinco jogos e que a diretoria precisava fazer uma visita na Federação Paulista de Futebol. “Não é normal o que está acontecendo com a gente. É muito erro contra. Mas se a gente reclama com o árbitro corre o risco de ser punido. É melhor ficar quieto”, desabafou.
A Inter não demorou para empatar. Aos 25 minutos, Nata descobriu Mael pelo meio. O camisa 21 ajeitou e da intermediária disparou um petardo de perna esquerda. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. Um golaço: 1 a 1. Foi seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
O que João Vallim não esperava era pelo segundo gol do time da casa aos 46 minutos. E de novo em razão de uma falha individual. Élvis foi desarmado e armou um tremendo contra-ataque. Luan Dias puxou pelo meio e serviu Dadá pela esquerda. Inteligente, o baixinho atravessou a jogada para Alvinho, que apareceu livre na área e só teve o trabalho de finalizar por baixo de Rafael Pin: 2 a 1.
A Inter voltou com a mesma formação para o segundo tempo e graças a Rafael Pin não sofreu o terceiro. O goleiro espalmou a finalização de Dadá. Aos 12, mais sufoco. O habilidoso Celsinho, ex-Portuguesa e um dia chamado de novo Ronaldinho Gaúcho, que tinha acabado de entrar no lugar de Everton, deu um passe preciso para Luan Dias. O meia parou em uma excelente defesa de Rafael Pin. No rebote, Alvinho mandou na trave, perdendo ótima chance.
Aos 13, em novo contra-ataque do time da casa, Dadá recebeu na esquerda, cortou Luís Roberto e Oliveira e tentou colocar no canto. Rafael Pin fez golpe de vista e a bola passou raspando a trave leonina.
João Vallim mexeu pela primeira vez, sacando Nata para a entrada de Alisson. Quando a Inter começou a equilibrar as ações, tomou o terceiro. Luan Dias fez o passe para Alvinho, que recebeu nas costas de Malcoon. O artilheiro chutou em cima de Rafael Pin, mas Erick pegou a sobra, ajeitou e mandou no ângulo, marcando um bonito gol: 3 a 1.
A Inter sentiu o terceiro gol. Ainda tentou marcar o segundo na base do afaba. Élvis aos 32, cobrou uma falta na rede pelo lado de fora. Já o Água Santa teve um gol anulado com Erick, que aproveitou um escanteio cobrado pela direita. Porém o árbitro entendeu que o atacante fez carga em cima de Michel antes de marcar.
O Netuno ainda ficou com dez homens em campo com a expulsão do volante Serginho, que se desentendeu com França. Vallim ainda colocou o novato Luiz Carlos, mas não dava tempo para mais nada.
A Inter agora tem uma semana de folga até o compromisso contra o Penapolense, sábado à tarde no Limeirão. Em seguida jogará outra vez em casa, contra o Votuporanguense na quarta-feira. Vale lembrar que o Leão não vence no Major Levy há seis jogos (cinco derrotas e um empate).
Água Santa 3 x 1 Internacional
Gols – Dadá, de pênalti, aos 14 e Alvinho aos 46 minutos do 1º tempo; Erick aos 25 minutos do 2º tempo (AS); Mael aos 25 minutos do 1º tempo (IN)
Local – Distrito de Inamar, 16h.
Árbitro – Kleber Canto dos Santos
Auxiliares – Osvaldo Medeiros Filho e Leonardo Augusto Villa
Público – 5.115 pagantes
Renda – R$ 40.815,00
Água Santa – Paes; Jonathan Bocão, Lombardi, Luizão e Bruno Recife; Serginho, Batista (Rodrigo Sam), Everton (Celsinho) e Luan Dias; Alvinho e Dadá (Erick). Técnico – Márcio Ribeiro.
Internacional – Rafael Pin; Luís Roberto, Oliveira, Jean Pablo e Malcoon; França, Nata (Alisson), Michel (Luiz Carlos) e Mael; Clebinho (Ademir) e Élvis. Técnico – João Vallim.
Ocorrências – cartão vermelho para Serginho (AS) e amarelos para Oliveira e França (IN); Paes, Luan Dias, Everton e Celsinho (AS).
Série A-2
5ª Rodada:
Água Santa 3 x 1 Internacional
São Bernardo 0 x 0 Taubaté
Atibaia 2 x 2 Juventus
Votuporanguense 0 x 1 Rio Claro
XV de Piracicaba 1 x 0 Santo André
Linense 1 x 1 Nacional
Penapolense 1 x 2 Portuguesa Santista
Portuguesa 1 x 1 Sertãozinho
Próxima rodada:
9/2 – 16h – Nacional x São Bernardo
9/2 – 16h – Santo André x Votuporanguense
9/2 – 18h – Internacional x Penapolense
9/2 – 18h30 – Rio Claro x Atibaia
9/2 – 19h – Sertãozinho x XV de Piracicaba
10/2 – 10h – Portuguesa Santista x Água Santa
10/2 – 10h – Taubaté x Linense
10/2 – 10h – Juventus x Portuguesa
Classificação:
1 Água Santa 13
2 Taubaté 10
3 Portuguesa Santista 10
4 Rio Claro 10
5 XV de Piracicaba 10
6 Linense 8
7 Santo André 7
8 Internacional 7
9 Juventus 6
10 São Bernardo 4
11 Votuporanguense 4
12 Atibaia 4
13 Portuguesa 4
14 Nacional 3
15 Penapolense 2
16 Sertãozinho 1
*** Fotos – Divulgação Água Santa