Por Edmar Ferreira
Bastante emotivo, Jorge Parraga foi apresentado ontem à tarde como novo técnico do Independente, em reunião na loja do clube, anexa ao Pradão.
O treinador chegou a chorar ao falar de como se sente bem em Limeira e de como é tratado com carinho pelos dirigentes, jornalistas e, principalmente torcedores. “Me sinto em casa. O Independente sempre tocou o meu coração”, afirmou.
Parraga trocou simplesmente o Flamengo do Rio de Janeiro, onde trabalhava como olheiro, para voltar a comandar o alvinegro limeirense após oito anos. “Sei que muita gente achou minha decisão absurda. Até minha mulher me questionou. Mas já estou com uma idade avançada e neste momento busco minha felicidade. E sei que ela se encontra aqui no Pradão”, explicou.
Muito querido, Parraga fez história em 2011, conquistando o título da Segunda Divisão. Comandou o Independente em 30 jogos. Foram 17 vitórias, 8 empates e 5 derrotas. Seu ataque marcou 52 gols e sua defesa sofreu 27. Dos 90 pontos que disputou, conquistou 59, ou seja, um aproveitamento de 65,5%.
Parraga lembrou que quando assumiu o Independente pela primeira vez em 2011, havia deixado o Palmeiras. “A história está se repetindo. Estou deixando um grande pelo amor ao Galo. Quem sabe o final também seja feliz e que possamos subir”, salientou.
Vale lembrar que logo após o título de 2011, Parraga foi para o Grêmio. O novo treinador surpreendeu na coletiva de imprensa ao afirmar que fez um projeto para que o Independente esteja na Série A-1 em 2022. “Vocês podem até achar utopia, mas eu não. Estou disposto a fazer mais história ainda por esse clube”, frisou.
Antes de Parraga conversar com a imprensa, o treinador apresentou sua comissão técnica. Seu auxiliar técnico será Claudio Roberto, que foi seu jogador e capitão no Sub-17 da Ponte Preta. Encerrou a carreira como jogador em razão de 12 cirurgias no joelho.
O preparador físico alvinegro será Roberto Nogueira, sobrinho do ex-técnico Cilinho. O preparador de goleiros será Pereira. Ricardinho e Paschoal completam a comissão técnica.
Conselheiros e dirigentes marcaram presença no evento. O vice-presidente Felipe Guiseline lembrou que o Independente deste ano será tocado por limeirenses, ou seja, sem parcerias.
Nicola Barbato, que recentemente completou 80 anos, foi elogiado pelos pares de diretoria e disse que estava muito feliz com o retorno de Parraga. O presidente Robson Silmann foi mais além. Disse que está confiante no acesso e que vai trabalhar muito para que isso ocorra, dando a melhor estrutura possível ao novo comandante.
Silmann disse também que sua meta é fechar 2019 sem dívidas. Os trabalhos devem começar no Pradão no dia 11 de fevereiro. Porém, no dia 9, haverá uma avaliação aberta no estádio, para que jogadores limeirenses de até 23 anos possam ser analisados. Se forem aprovados, poderão integrar o elenco galista na Segundona.
Evento
Os convites para o evento “Vou Jogar no Pradão”, começaram a ser vendidos ontem. Você poderá jogar com seu pai, filho ou outro familiar. Estrelas do Galo confirmaram presença, como o goleiro Marcelo Bonan, o zagueiro Moraes, o lateral Edinho, o meia Pedrinho e até o técnico Álvaro Gaia, com seu fiel escudeiro Andrezão.
Hoje, o galista poderá adquirir seu convite na loja anexo ao Pradão das 9 às 12h. O valor é de R$ 120, que pode ser parcelado em três vezes no cartão. Você terá o direito de levar o uniforme do jogo para casa e ainda por cima saborear uma paella caipira.