Categorias
Ciclismo Perdas

Morre um dos maiores ciclistas de Limeira

Redes Sociais Esportivas

Por Edmar Ferreira

O ciclismo de Limeira está de luto. Faleceu hoje aos 87 anos, Oswaldo Ferreira.

Além de atleta, foi treinador e revelou inúmeros ciclistas, alguns deles de destaque, que chegaram inclusive a seleção brasileira, caso de Davis Fernandes Barbosa, que representou o nosso país nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980 e foi campeão da Corrida IX de Julho.

Osvaldo nasceu no bairro dos Pereiras, em Limeira. Filho de Francisco Ferreira Júnior e Francisca Pereira Ferreira, era de uma família de sete irmãos.

Foi conserveiro da estrada de pedra que em seguida se tornaria a Via Anhanguera. Como funcionário do Governo, era o responsável até a divisão de Americana no Rio Atibaia. Ao mesmo tempo, frequentava o Posto Abílio Pedro, onde aprendeu a trabalhar como frentista.

Mudou-se para Campinas para trabalhar em um outro posto. O amor pelo ciclismo começou em 1947, quando um tio pediu para o então menino Oswaldo, ou melhor “Branquinho”, apelido que ganhou na época, lhe comprar uma bicicleta.

Não demorou muito para ele juntar dinheiro e montar uma bicicletaria em Limeira, a Casa São Francisco. Contou com a ajuda da avó que lhe emprestou dinheiro para iniciar o negócio na Rua Tiradentes.

Com um sócio, montou a Metalúrgica São Francisco, que vendia buchas e rolamentos. Em seguida seu filho Oswaldinho vendeu um Fusca e entrou no negócio. Chegou a ter 50 empregados.

Oswaldo se aposentou em 1981. Sua maior conquista no ciclismo foi o Campeonato Brasileiro de 1958, quando desbancou os favoritos Benedito Neves, da Pirelli e Francisco Marques, de Campinas. A vitória veio em um sprint nos 250 metros finais.

Ganhou a medalha de ouro nos Jogos Regionais de 1959 em Campinas e faturou o Campeonato Paulista do mesmo ano. Foi recordista na época dos mil metros, com o tempo de 1 minuto e 19 segundos.

Um de seus maiores orgulhos foi ver o filho Oswaldinho assumindo a seleção brasileira de ciclismo. Neuza, Adilson e Guilherme eram seus outros filhos.

Seu corpo será velado a partir das 19h…e o sepultamento acontece amanhã às 17h, no Cemitério Saudade II.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •