Por Edmar Ferreira
No último dia 20, aconteceu na cidade de Mauá, o exame de graduação da Federação Paulista de Judô. Limeira foi representada pela Associação Limeirense de Judô (APAJUL).
Rogers Luiz dos Santos (universitário), Vitor Argolo de Souza (atleta do projeto futuro de São Paulo) e Warlei Junio Alves da Silva (atleta de rendimento) foram promovidos a faixa preta primeiro grau, homologado pela Confederação Brasileira de Judô.
Os três passaram por etapas de avaliação de curriculum, feita em setembro. Os candidatos precisam de cursos de aprofundamento técnico, história e filosofia e ética do judô.
Além disso, passaram por avaliações de Nague no Kata, apresentação de técnicas padronizadas e fundamentos técnicos, golpes, golpes combinados, contragolpes e técnicas de defesa pessoal do judô.
No mesmo local foi realizada a cerimônia de entrega de faixas dos faixas pretas através do ranqueamento técnico da Federação Paulista do 1º ao 5º Dan. Limeira esteve representada pelo Sensei Jefferson Queiroz Celestino e pelo também Sensei Leônidas Ismael Machado.
Jefferson é professor de educação física, judoca há mais de 25 anos e foi aprovado na faixa preta 2º Grau. Leônidas por sua vez, também é professor de educação física e faixa preta há 21 anos. Ele foi aprovado na faixa preta 5º Grau.
Estes resultados demonstram a atuação da Associação Limeirense de Judô no desenvolvimento da modalidade olímpica em nosso município e comprovam a renovação do judô limeirense. Os atletas agradecem o apoio da Secretaria de Esportes de Limeira.