Por Edmar Ferreira
Limeira tem um novo 5º Dan, último grau da faixa preta no judô. Após 33 anos de muita dedicação a modalidade, o professor Leônidas Machado recebeu a honraria em evento realizado no Anfiteatro Municipal de Mauá e que contou com a presença de mais de 500 atletas. Ele participou do ranqueamento e foi aprovado pela Federação Paulista de Judô.
Leônidas Ismael Machado nasceu em Limeira no dia 11 de abril de 1980. É filho do mestre Ademir Machado e de Maria Regina Machado. Tem dois irmãos, Liliam Machado que é faixa preta de judô e Leandro Machado, que chegou até a faixa marrom, mas optou por seguir a carreira de arquiteto.
Formado em educação física na Universidade Estadual de Londrina e com pós-graduação em fisiologia e treinamento desportivo, Leônidas é casado com Jhennifer Moraes Rios e tem um filho, o pequeno Leônidas Rios Machado, de 11 anos, que segue a dinastia da família e está na faixa laranja.
Leônidas começou no judô aos cinco anos de idade e hoje está com 38. Poucos atletas no Brasil conseguem chegar ao 5º Dan, tamanha dificuldade e a necessidade de entrega ao esporte.
Professor da Prefeitura de Limeira há 13 anos, Machado tem uma média de 40 alunos e ministra aulas no Nossa Senhora das Dores e no Nossa Senhora do Amparo. No Sesi está há nove anos e cuida de mais de 140 alunos.
Desde 2006, faz parte como membro ativo da Associação Limeirense de Judô, que conta com mais de 200 atletas federados. Graças ao chamamento realizado pelo secretário de esportes, Luiz Augusto Zanon, tem conseguido participar de vários torneios, levando quase que uma delegação completa.
“Conquistamos três medalhas recentemente no Campeonato Paulista. Estamos em um nível muito bom mesmo. A tendência é melhorar ainda mais”, salientou.
O próximo objetivo do limeirense, que há 21 anos é faixa preta, é tornar-se Kodansha, a exemplo do seu pai. Trata-se do 6º, 7º e 8º graus – faixa coral. Mas ele sabe que será, no mínimo, mais uma década ensinando e formando atletas para atingir esse nível.
No 9º e 10º graus o professor ganha a faixa vermelha e vira mestre. “É uma satisfação pessoal. O que me deixa mais feliz é ver a alegria do meu pai. Estou dando continuidade a tudo o que ele plantou em nossa cidade lá atrás. Espero que meu filho faça o mesmo”, comentou.
Recentemente, Leônidas formou vários faixas preta em Limeira, casos de Warley Junio Alves, Vitor Argolo, Rogers Luiz, Jefferson Queiroz, Juliano Bhull, Valéria de Souza, Manoel Alfredo, Rafael Miazaki, Raphael Arcaro, João Victor Lopes, Anibal Megia, entre outros.
No próximo dia 11, Leônidas organizará um Festival de Judô no Sesi.