O Corinthians está vivo na Copa do Brasil e na Taça Libertadores da América, mas a campanha no Campeonato Brasileiro deixa a desejar. Isso tem sido motivo de preocupação para parte da torcida, que não vê a equipe engrenar no torneio nacional.
Já são três partidas sem vencer, com duas derrotas seguidas (2 x 1 Chapecoense e 1 x 0 Grêmio), e a diferença de 15 pontos para o líder São Paulo. Com 26 pontos, o Corinthians está em sétimo lugar, a sete pontos da zona de classificação para a Libertadores.
Hoje, às 21h45, o Timão enfrenta o Fluminense, no Maracanã. “Na quarta-feira passada, a gente se classificou para a semifinal da Copa do Brasil, o que não ocorria desde 2009. Somos o atual bicampeão paulista e campeão brasileiro. Estamos nas oitavas de final da Libertadores, com grandes chances de reverter o resultado de 1 a 0, em casa. Então, estamos satisfeitos com o que estamos fazendo”, justificou o técnico Osmar Loss.
Confirmado como técnico após a saída de Fabio Carille para o futebol árabe, Loss ainda não empolgou com os resultados e sofre com críticas de parte da torcida, que entende que o comandante é inexperiente.
Apesar disso, o técnico continua prestigiado pela cúpula do clube, incluindo o presidente Andrés Sanchez. “O trabalho segue, é bem feito, e não é porque tivemos um resultado negativo contra o Grêmio que vamos mudar o planejamento que vem sendo feito pelo treinador que escolhemos”, disse o dirigente.
Loss perdeu sete jogadores que foram campeões paulistas neste ano – quatro deles eram titulares: Balbuena, Sidcley, Maycon e Rodriguinho. Ainda deram adeus ao clube Kazim, Júnior Dutra e Marquinhos Gabriel, que foi emprestado e vai atuar nos Emirados Árabes Unidos. Para o dirigente, o elenco está competitivo.
Antes da partida decisiva contra o Colo-Colo pela Libertadores, dia 29, Loss terá dois jogos para tentar fazer o time reagir no Brasileirão: hoje, diante do Fluminense, no Rio, e sábado, frente ao Paraná, em Itaquera.
O técnico sabe que a pressão por resultados é grande, ainda mais porque em 19 partidas no cargo ele tem um aproveitamento baixo, de apenas 43,8% dos pontos disputados, com sete vitórias, quatro empates e oito derrotas.
O Timão terá dois importantes retornos. O goleiro Cássio, que estava suspenso e o meia-atacante Clayson, liberado pelo Departamento Médico, estão à disposição do treinador. Já Gabriel pode perder a vaga para Douglas.
Já o Fluminense aposta no artilheiro Pedro. A diretoria recusou uma oferta de R$ 86 milhões pelo centroavante. No domingo o time de Marcelo Oliveira empatou sem gols com o América/MG, no Estádio Independência, e ocupa a nona colocação, com 23 pontos.
Fluminense x Corinthians
Fluminense – Júlio César; Ibañez, Gum e Digão; Gilberto, Jadson, Richard, Sornoza e Ayrton Lucas; Matheus Alessandro e Pedro. Técnico – Marcelo Oliveira.
Corinthians – Cássio; Fágner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Douglas e Jadson; Romero, Pedrinho e Clayson. Técnico – Osmar Loss.
Árbitro – Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local – Maracanã, 21h45.
*** Foto – Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians