Após perder na estreia da Taça Libertadores da América para o Real Garcilaso por 2 a 0, no Peru, o Santos recebe o Nacional/URU pela segunda rodada da fase de grupos. O jogo está marcado para as 19h15, no Pacaembu.
Um novo tropeço complicaria muito a vida do Peixe, que está na lanterna do Grupo 6. Nacional e Estudiantes, que ficaram no 0 a 0 na rodada inaugural, somam um ponto cada.
O Santos não vence há quatro jogos. Empatou com o Corinthians e perdeu para Garcilaso, Novorizontino e São Bento.
O técnico Jair Ventura comandou um treino fechado, mas não deve ter grandes mudanças na escalação. A tendência é que o time seja o mesmo que vem atuando nas últimas rodadas do Paulistão, com Alison como primeiro volante e Vecchio e Léo Cittadini à sua frente. No ataque, Gabigol jogará centralizado, com Rodrygo e Eduardo Sasha pelas pontas.
O Nacional vem da Pré-Libertadores, da qual eliminou a Chapecoense com duas vitórias por 1 a 0. O adversário santista faz uma temporada de respeito. Até aqui, foram 11 partidas em 2018, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Os times voltam a se encontrar na competição depois de 15 anos. Em 2003 foram dois empates, um 4 a 4 no Uruguai e um 2 a 2 no Brasil.
Em razão dos problemas de energia registrados este ano, o Pacaembu passou por dois dias de testes. Foram cinco apagões só em 2018. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, a Eletropaulo, a Federação Paulista de Futebol e o próprio Santos se reuniram para discutir o problema.
Outros dois jogos serão realizados hoje: 19h15 – The Strongest/BOL x Peñarol/URU e 21h30 – Independiente/ARG x Millonarios/COL (pelo grupo do Corinthians).
Santos x Nacional/URU
Santos – Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison, Léo Cittadini, Vecchio e Rodrygo; Gabigol e Eduardo Sasha. Técnico – Jair Ventura.
Nacional/URU – Conde; Peruzzi, Corujo, Arismendí e Polenta; Romero, Oliva, Zunino, Viúdez e De Pena; Sebastián Fernandez. Técnico – Alexandre Medina.
Árbitro – Ulisses Mereles (PAR)
Local – Pacaembu, 19h15.