Por Edmar Ferreira
Uma derrota que dificilmente será esquecida pelos leoninos. Depois de um primeiro tempo brilhante, com 3 a 1 no placar, a Internacional perdeu para o Sertãozinho por 4 a 3, sábado no Estádio Frederico Dalmazzo, pela 10ª rodada da Série A-2.
Foi a terceira derrota seguida do Leão, que anteriormente perdeu para Ponte Preta (1 x 0) e Juventus (2 x 1). Time de João Vallim completou a nona partida sem vitória como visitante. O retrospecto agora é de três empates e seis derrotas.
A Inter iniciou a partida com três novidades: Nikão, Teco e Moisés, todos titulares. O Leão começou melhor e logo no primeiro minuto, Zé Mateus levantou da direita e Tom, de costas para o gol, escorou para fora, perdendo ótima chance.
A resposta do time da casa veio aos 10, quando Sandro recebeu na entrada da área e bateu rasteiro para uma excelente defesa de Rafael Pin.
Aos 13 minutos, a Inter abriu o placar. Tom ganhou no alto de cabeça e a bola sobrou para Moisés, livre na esquerda. O meia cruzou para Tom, que finalizou para a defesa parcial de João Guilherme. No rebote, Éder Paulista só teve o trabalho de conferir na pequena área: 1 x 0.
Sete minutos depois, a Inter ampliou. Falta cobrada por Vinícius Pedalada pela direita e gol de cabeça de Éder Paulista: 2 x 0. Foi seu 10º gol em 23 jogos com a camisa alvinegra, o sexto só nesta A-2.
O jogo era eletrizante e o Sertãozinho conseguiu diminuir aos 24. Falta cobrada por Mateus Cancian na intermediária e desvio de cabeça do zagueiro Alemão: 2 a 1. Outra falha de marcação da defesa leonina.
Mas a Inter jogava bem e criava uma chance atrás da outra. Da intermediária, Moisés bateu forte e João Guilherme fez excelente defesa em seu canto esquerdo.
No escanteio para o Touro dos Canaviais, subida do zagueiro Júnior Lopes e defesa segura de Rafael Pin. No minuto seguinte, outra vez o goleiro leonino teve trabalho, agora no arremate de Leleco.
Aos 38, uma pintura de gol no Frederico Dalmazzo. Jogada envolvente de Moisés e Vinícius Pedalada pela direita. O lateral cruzou rasteiro e Malcoon, da meia-esquerda, disparou um tubaço, certeiro, no ângulo. Um golaço: 3 x 1. Foi seu quarto gol em 54 jogos pela Veterana.
Atrás do gol, a torcida Interror parecia nem acreditar na atuação de gala da Internacional, que foi aplaudida para os vestiários.
Mas o segundo tempo foi uma catástrofe. A história poderia ter sido outra se logo no início o goleiro João Guilherme não espalmasse um chute forte de Zé Mateus da entrada da área.
O time da casa pressionava muito. Aos 18, Rafael Pin apenas acompanhou a cobrança de falta perigosa de Mateus Cancian. O Sertãozinho diminuiu aos 21. Magrão recebeu cruzamento da esquerda, dominou de costas para o gol, girou e bateu de perna direita, no cantinho de Pin: 3 x 2.
O gol incendiou a torcida local. Foi então que José Carlos Serrão deu um xeque-mate em João Vallim. O treinador sacou o lateral Gil Mineiro para a entrada de Alê. Com isso, deslocou o volante Felipe Dias para fazer a ala, liberando Nandinho, que entrou no lugar de Leleco, para atacar pela ponta-esquerda. Já na Inter, Ricardinho e Wesley entraram nos lugares de Moisés e Éder Paulista.
Só dava Touro e aos 34, Nandinho recebeu com muita liberdade pela esquerda e levantou na medida para o gol de cabeça de Magrão: 3 x 3. A Inter sente o empate e toma a virada aos 47, quando Sandro é derrubado na área. Pênalti assinalado pelo árbitro Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Magrão completou sua noite iluminada deslocando Pin: 4 x 3.
Vallim ainda promoveu a estreia do meia Vitinho. E logo em seu primeiro lance, o meia recebeu de Wesley e bateu de canhota, na rede pelo lado de fora.
Sem forças para empatar, a Inter colecionou mais uma derrota e segue sem vencer fora de casa nesta A-2.
Leão volta a campo na quarta-feira, quando encara o Guarani, às 20h, no Limeirão. Em casa o alvinegro não perde há 17 jogos.
Sertãozinho 4 x 3 Internacional
Gols – Eder Paulista aos 13 e aos 20 e Malcoon aos 38 minutos do 1º tempo (INT); Alemão aos 24 do 1º tempo, Magrão aos 21, 34 e 47 do 2º tempo (SER).
Árbitro – Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Assistentes – Vitor Carmona Metestaine e William Trufelli Malaquias.
Público – 1.634
Renda – R$ 11.340.
Internacional – Rafael Pin; Vinícius Pedalada, Balardin, Nikão e Malcoon; Marquinhos, Teco (Vitinho) e Moisés (Ricardinho); Zé Mateus; Tom e Eder Paulista (Wesley). Técnico – João Vallim.
Sertãozinho – João Guilherme; Lucas Mendes, Júnior Lopes, Alemão e Gil Mineiro (Alê); Felipe Dias, Tito (Pedro Oldoni), Mateus Cancian e Sandro; Magrão e Leleco (Nandinho). Técnico – José Carlos Serrão.
Ocorrências – cartões amarelos para Vinícius Pedalada e Moisés (INT); Pedro Oldoni (SER).
*** Foto – Luciano André – Sertãozinho