Por Edmar Ferreira
Árbitro por 16 anos, Norberto Santos Silveira, o Guinho, analisou a arbitragem de Raphael Claus no clássico vencido pelo Corinthians diante do Palmeiras por 2 a 0, pelo Paulistão.
O limeirense esteve sábado no Itaquerão e viu de perto os lances polêmicos. Guinho encerrou recentemente sua carreira de árbitro para se dedicar aos estudos.
Está fazendo pós graduação no hospital Albert Einstein. Na sua opinião, a arbitragem do barbarense foi correta.
1) Você acha que Raphael Claus acertou em marcar o pênalti de Jaílson? Ele pecou por demorar demais?
Guinho – Sim, acertou, porque o goleiro do Palmeiras acerta o jogador do Corintiians com a perna. Foi um pênalti bem marcado, porém houve demora para marcar. Acredito que ele estava com a visão um pouco coberta na hora do lance e não teve tanta certeza, mas quando ele viu a perna do Renê Júnior, não teve dúvida nenhuma em marcar o pênalti. Importante destacar a personalidade e a coragem do árbitro.
2) Como você agiria se fosse com você?
Se fosse eu o árbitro na mesma situação, teria agido como o Claus agiu.
3) A expulsão do Jaílson foi correta?
Sim, ele marcou o pênalti e tinha que expulsá-lo sim. Foi uma falta com uso de força excessiva (jogo brusco, grave).
4) Você também marcaria o pênalti de Dudu?
Sim, pênalti claro do Dudu. Se a falta tivesse sido fora da área, seria para amarelo, mas como foi dentro da área, sem amarelo. Portanto, correta a decisão. Se tivesse sido para amarelo, o jogador do Palmeiras teria sido expulso pelo segundo cartão, ou seja, amarelo e na sequência, vermelho.
5) Raphael Claus terminou o jogo três minutos antes e alegou que foi para preservar a integridade física dos jogadores. Também acertou?
Eu estava no estádio assistindo ao jogo. A atitude do Claus foi sábia e louvável, pois o ambiente estava tenso por causa da torcida corintiana, que estava gritando “olé” repetidas vezes. Ele percebeu que os jogadores do Palmeiras queriam que acabasse o jogo. Prevendo que poderia acontecer uma confusão, ele encerrou faltando três minutos do acréscimo. Eu afirmo, categoricamente, que ele agiu corretamente. Assistindo ao jogo no estádio, eu senti que, se ele não encerrasse naquele momento, com certeza, iria haver confusão. Além disso, o fato de ele ter antecipado esses minutos não influenciou o resultado.
6) Na sua opinião, Raphael Claus é o melhor árbitro brasileiro da atualidade?
Sem dúvida. Claus e Daronco, na minha opinião, são os melhores do Brasil no momento.