Por Edmar Ferreira
A Internacional disputa esta noite um dos jogos mais importantes de sua história. Enfrenta a Ponte Preta, às 21h45, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Como a partida é eliminatória, o Leão precisará vencer para enfrentar o ganhador de Paraná Clube e Sampaio Corrêa na terceira fase. Em caso de empate, a decisão da vaga será nas penalidades máximas.
Como a Gazeta trouxe no domingo, em 24 confrontos disputados em Campinas, a Internacional só conseguiu vencer a Ponte Preta em duas ocasiões, ambas pelo Paulistão: 16/09/1979 por 1 a 0, gol de Elói e 12/10/1985 por 3 a 1, gols de João Luís, Tato e João Batista.
Ou seja, a Inter não vence no Majestoso há 33 anos. De lá para cá foram 13 duelos em Campinas, com nove vitórias da Ponte Preta e quatro empates. A Inter perdeu os últimos sete confrontos para a Macaca em seu estádio.
Jejum
Para avançar na Copa do Brasil, a Internacional terá que quebrar um jejum. O time de João Vallim não vence fora de casa há quatro meses. A última vitória foi diante do Linense, em Lins, por 2 a 1, pela Copa Paulista. De lá para cá foram seis jogos, com três empates e três derrotas.
A Ponte Preta também enfrenta um jejum. Ainda não venceu no Moisés Lucarelli este ano. O time comandado por Eduardo Baptista, que no ano passado foi rebaixado para a Série B do Brasileiro, perdeu para Linense e Santos e empatou com Novorizontino e Palmeiras neste Paulistão.
Contra a Inter a principal novidade é o retorno do atacante Silvinho, que não enfrentou o Verdão por estar suspenso. O meia Léo Artur, com amigdalite, está vetado, a exemplo do meia Tiago real, ex-Coritiba. Daniel, ex-volante do São Paulo, entra no time. A dúvida de Eduardo Baptista é entre João Victor e Marciel.
Já Vallim repetirá a mesma formação que venceu o Oeste por 1 a 0, no Limeirão, resultado que recolocou a Veterana no G-4 da Série A-2. O zagueiro Nikão, recuperado de lesão e o meia Vitinho, novo reforço da Veterana, foram relacionados para a partida.
Na primeira fase, a Internacional eliminou o Rio Branco AC por 1 a 0, enquanto a Ponte Preta empatou sem gols com o Nacional na Arena Amazônia.
Ouça o jogo pelos 1020 AM da Rádio Educadora, com Edmar Ferreira, César Roberto e Naldo Dias.
Ponte Preta x Internacional
Ponte Preta – Ivan; Emerson, Renan Fonseca, Luan Perez e Orinho; João Vitor (Marciel), Jefferson e Daniel; Silvinho, Felipe Cardoso e Felipe Saraiva. Técnico – Eduardo Baptista.
Internacional – Rafael Pin; Vinícius Pedalada, Balardin, Diego Baiano e Malcoon; Marquinhos, Teco e Moisés; Tom, Éder Paulista e Zé Mateus. Técnico – João Vallim.
Local – Moisés Lucarelli, em Campinas, às 21h45.
Copa do Brasil:
Hoje:
19h30 – Atlético-PR x Tubarão
19h30 – Remo x Inter-RS
20h30 – Londrina x Ceará
20h30 – Criciúma x Cianorte
20h30 – Bragantino x Altos-PI
20h30 – Figueirense x Oeste
20h30 – Vila Nova x Joinville
21h30 – Cuiabá x Aparecidense
21h45 – Ponte Preta x Inter
21h45 – Botafogo-PB x Atlético-MG
Amanhã:
19h15 – Juventude x Avaí
19h15 – Goiás x Boa Esporte
21h30 – Uberlândia x Coritiba
21h30 – Sampaio Corrêa x Paraná