Por Edmar Ferreira
Amanhã tem Ponte Preta x Inter de Limeira, às 21h45, no Moisés Lucarelli, pela Copa do Brasil. O ex-meia e hoje técnico Piá vestiu a camisa e foi ídolo nos dois times.
Pelo Leão foram 35 jogos, seis gols e o título da Série A-2 de 1996.
Pela Macaca foram mais de 300 jogos em oito temporadas, até ser vendido ao Corinthians em 2004.
A Ponte Preta é favorita?
Piá – Sem dúvida, até por jogar em casa. Joguei várias Copas do Brasil pela Ponte e no Majestoso dificilmente ela perde. Mas choveu muito e o gramado não está tão bom assim. Isso pode favorecer a Inter.
E o momento da Ponte Preta?
Piá – Não é nada bom. A torcida está batendo de frente com a diretoria. A Ponte caiu para a Série B do Brasileiro e ainda não venceu em casa este ano. O time é jovem, porém promissor.
Eduardo Baptista está pressionado?
Piá – Acredito que o empate sem gols contra o Palmeiras no domingo motivou toda a equipe. O Eduardo segue a linha do seu pai Nelsinho, com quem trabalhei por três anos. Talvez o grande defeito dele é armar sua equipe esperando pelo erro do adversário. A Ponte Preta tem que se impor mais, principalmente no Majestoso.
Se você fosse o João Vallim, o que faria?
Piá – Eu não jogaria na retranca de jeito nenhum. Todos os times que jogam em cima da Ponte no Moisés Lucarelli costumam ter mais sucesso do que aqueles que jogam apenas na casinha, ou seja, recuado, explorando o contra-ataque. Se você joga fechado e toma um gol, o risco de goleada é enorme.
A Inter tem condição de sair classificada de Campinas?
Piá – Sem fazer média com os leoninos, mas acho que tem chance sim. A Ponte vive um momento bastante conturbado. Já a Inter está bem demais, tem um grande treinador, um time bastante entrosado e está no G-4 da Série A-2. Repito mais uma vez, a Inter não pode ter medo.
A torcida da Ponte pode fazer a diferença?
Piá – Sem dúvida. É uma torcida fanática, que joga junto com o time o tempo todo. O alambrado é próximo do gramado e isso aumenta a pressão. Basta você puxar os números. Tirando os jogos contra os grandes, dificilmente a Ponte perde em casa.
Para fechar, qual é seu palpite para o jogo?
Piá – Acredito que a Inter fará um grande jogo, mas a Ponte Preta vencerá por 2 a 1 e avançará na Copa do Brasil.
*** Foto – Felipe Calicchio