Por Edmar Ferreira
O futebol amador de Limeira está de luto. Morreu aos 51 anos, o árbitro Ricardo Luis de Camargo.
Natural de Cachoeira Paulista, o juiz apitou centenas de jogos em Limeira, tanto no Campeonato Amador como na Copa Gazeta.
Foi o responsável muitas vezes por trazer árbitros renomados para apitar jogos decisivos na cidade.
Foi árbitro da Federação Paulista de Futebol e chegou a atuar na Confederação Brasileira de Futebol. Era tio da auxiliar Tatiane Sacilotte, uma das principais do Brasil na atualidade.
Segundo informações colhidas com os representantes Alexandre Pimenta e Luiz Roberto Fortunato, Camargo apitava um jogo em Canas, São Paulo, no sábado, quando aos 23 minutos do primeiro tempo paralisou a partida e chamou os capitães, informando que não estava passando bem e que não tinha condições de prosseguir.
Com fortes dores no peito e com dormência no braço, Ricardo foi conduzido ao banco de reservas e um dos auxiliares ficou em seu lugar.
Uma ambulância foi chamada os médicos prestaram os primeiros socorros. Como o caso era grave, o árbitro foi conduzido ao hospital, mas segundo consta, morreu no trajeto, vítima de infarto.
Muito querido no quadro de arbitragem, Ricardo Camargo deixou um legado. Antes da partida Botafogo 0 x 1 Palmeiras, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pelo Paulistão, foi respeitado um minuto de silêncio pelo seu falecimento. O narrador Cleber Machado registrou a morte do árbitro.