Categorias
Cartola

Gigante é campeão da Liga Gazeta no Cartola

Redes Sociais Esportivas

Por Edmar Ferreira

Ele tem 1m95, mas não joga basquete. O seu negócio realmente é futebol. E neste ano, provou que sabe muito de Campeonato Brasileiro, mas também tem muita sorte.

Fernando Domingues de Oliveira, de 29 anos, faturou pela primeira vez a Liga Gazeta de Limeira no Cartola. Além de ganhar um prêmio especial do jornal, o líder de montagem da Burigotto levará para casa o 6º Troféu João Ferraz, em homenagem ao nosso eterno comentarista esportivo.

Palmeirense, Fernando disse que o segredo para ter vencido a concorrência com outros 800 cartoleiros foi “não inventar”.

Ele disse que escalava quase sempre os jogadores mais cotados da rodada e raramente apostava em uma surpresa. “A base do meu time tinha Vanderlei, Balbuena, Zé Rafael, Hernanes e Bruno Henrique. Esses jogadores me deram muitos pontos”, afirmou.

Outro segredo do campeão foi apostar em poucos jogadores que atuavam fora de casa.

“Até brinco com meus amigos que meu time é quase 100% caseiro”, sorriu. Ele também escalava e não ficava mexendo. “Fazia meu time em 15 minutos e só trocava quando alguém machucava. Toda vez que mexi, me dei mal”, disse.

E não foi só a Liga Gazeta que ele faturou. O gigante papou também outras três ligas e passou o fim de ano com quase R$ 2 mil no bolso.

“As ligas que participo valem dinheiro. Em uma delas eu ganhei por menos de um ponto de diferença. Foi meu ano”, contou.

O nome Tropeço FC do seu time pode estar relacionado com sua altura ou com o personagem da Família Addams, mas ele foge do apelido e afirma que não tem nada a ver. “Tentei colocar 300 nomes no meu time e sempre existia um igual. No fim foi Tropeço mesmo. Deu sorte”, sorriu.

É o terceiro ano que Fernando participa do Cartola, mas a primeira vez como Pró, que lhe permite entrar em outras ligas. A Gazeta de Limeira foi a primeira que escolheu, segundo ele.

“Quem joga Cartola na cidade só fala nela, até por dar prêmios e sair a matéria no jornal”.

No começo, Oliveira contou que não dava tanta importância para Liga da Gazeta por achar que dificilmente teria sucesso. Aos poucos foi chegando e quando se deparou, já estava no Top 10. “Minha meta era ficar entre os 10 primeiros. Mas continuava indo bem. Passei a mirar o Top 5 e depois o Top 3. Quando cheguei perto do líder tive a certeza que ganharia, como ganhei”, confidenciou.

Filho do agricultor João Antônio Domingues Oliveira e de dona Sônia Maria Forster Oliveira, Fernando tem um irmão, o Fábio de 32 anos, que curiosamente não gosta de Cartola. “Ele é completamente diferente de mim”, sorriu.

Adversários temidos

Fernando enfrentou dois adversários nesta temporada. O primeiro deles, a resistência por escalar jogadores do campeão Corinthians.

“Poxa, sou palmeirense. Não era fácil escalar Fágner, Balbuena e Jô e torcer para eles irem bem. Mas tinha dinheiro em jogo. Foi terrível, mas faz parte do jogo. No Cartola você não pode jogar com o coração. A razão precisa estar em primeiro lugar. Até vibrei com um gol do Jô”, disse envergonhado e usando a camisa do Palmeiras.

Mas o adversário mais temido estava ao seu lado, a namorada Mayara Cristina Ribeiro, de 24 anos. “Ela não gosta de futebol e odeia o Cartola”, riu.

Mas o ganhador da Liga contou que na reta de chegada, quando viu que poderia ganhar as ligas, passou a contar com o apoio da amada.

“Ela viu que o negócio era sério e passou a torcer comigo. Assistimos cada jogo. Quem sabe pegou gosto pelo fantasy game. Ela tem uma pequena simpatia pelo São Paulo”, contou. Os dois estão juntos há quatro anos e vão comemorar o feito em um cruzeiro no começo do ano.

Fernando, que mora no bairro Santa Helena, somou 2.400 pontos, 16 a mais que Vinícius Maia, segundo colocado. Seu recorde foi de 107 pontos e o negativo de 29,9. Sua média foi de 63 pontos por rodada.

Em 2018, Fernando promete que vai lutar pelo bi. “Serei o primeiro cartoleiro a vencer duas edições da Gazeta. Pode me cobrar depois”, completou.

Lista de campeões

Ele se junta aos outros campeões: José Lucas Amaral (carioca e torcedor do Flamengo), Vagner Barbosa (iracemapolense e são-paulino), Felipe Massa (cordeiropolense e corintiano), José Ivo Alves dos Santos (pernambucano e torcedor do Santa Cruz) e Eder Alves Garcia (limeirense e santista).

Dez primeiros da Liga Gazeta:

1) Fernando Oliveira – Tropeço FC – 2.400
2) Vinícius Maia – Ligado no Pai – 2.384
3) Vinícius Cantão – New Mentor – 2.382
4) Ju Cissa Nano – Barceli FC – 2.362
5) Deotti – S.E Palestra – 2.326
6) André Batista – La Fúria do Leão – 2.325
7) Marquinho Jesus – Rock Limeira – 2.325
8) Spadotin – Spadota Futebol – 2.322
9) Wesley Fabiano – Quem Dorme FC – 2.320
10) Mr Linares – Real Madrid Linares – 2.318

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •