Por Edmar Ferreira
Uma derrota bastante doída. O Tomahawk deixou escapar o título da Taça IX de Julho de Futebol Americano nos segundos finais. O Empyreo Leme Lizards venceu por 27 a 26 na Arena Rimad, no Clube de Campo Empyreo e fez a festa diante de sua torcida.
Foi uma partida épica, que poderia virar até um filme. Os lemenses chegaram a final de forma invicta. Por outro lado, não se apresentaram bem nas semifinais. Isso deixou os limeirenses mais esperançosos. O Tomahawk por sua vez, estava embalado e havia encontrado a sintonia no ataque, conseguindo vitórias incontestáveis nas rodadas anteriores.
A rivalidade ente as duas equipes era grande, o que deixou a partida final nervosa até o fim. O Tomahawk começou no ataque e saiu de campo sem pontuar. O quarterback norte americano Jake (23) e sua linha ofensiva deram muito trabalho para os lagartos, já que a defesa de Leme não conseguia chegar até o QB e quando o fazia, não conseguia sacá-lo em razão de sua enorme mobilidade.
O ataque de Leme veio a campo e alternando entre o jogo aéreo e o corrido conseguiu abrir o placar no touchdown do running back Neto (33), que foi ajudado com a corrida e bloqueios do OL Xandão (79). Em seguida o kicker Hugo (5) anotou o ponto extra: 7 x 0. Foi o placar do primeiro tempo.
Logo na primeira campanha do segundo tempo, o quarteback Lipe Melare (14) conectou um passe perfeito de 65 jardas para o americano Gabriel Chambers (4) que anotou mais um touchdown para os lagartos. Novamente Hugo acertou o ponto extra: 14 a 0.
O time limeirense diminuiu o placar com o touchdown do #84 após passe do QB Jake. Após o ponto extra: 14 x 7. Em seguida em mais um grande avanço do ataque lemense, novamente funcionou a conexão Lipe/Chambers e assim os Lizards anotaram outro touchdown aumentando o placar para 21 x 7, após o ponto extra de Hugo.
Limeira moveu as correntes e Jake só parou na endzone de Leme. Porém desperdiçou o ponto extra, que seria determinante no final da partida. Fim do terceiro quarto: Leme 21 x 13 Limeira.
O último quarto da partida foi de arrepiar. O Tomahawk voltou melhor e conseguiu mais um touchdown com a conexão de Jake para o #24. Em vez de chutar o ponto extra, os limeirenses tentaram a conversão de dois pontos para empatar a partida. Mas o time especial de Leme conseguiu evitar, mantendo assim a liderança no placar: 21 x 19.
O ataque de Leme saiu de campo sem pontuar e deu chance para Limeira virar o jogo. Bastaria um field goal. Mas os limeirenses fizeram muito mais e conseguiram um touchdown. Desta vez em um sneak, onde Jake correu atrás de sua linha ofensiva. Com o ponto extra convertido, o Tomahawk passou pela primeira vez a frente: 26 x 21.
O ataque de Leme voltou a campo tentando uma missão heroica, pois tinha todo o nervosismo contra e restava apenas um minuto e meio no relógio. E para piorar a situação, os Lizards não tinham nenhum tempo pra pedir e assim parar o relógio.
Lipe tentou três passes sem sucesso e isso animou a torcida de Limeira que já ensaiava gritos de “é campeão”. Sem outra alternativa, os Lizards foram para a quarta descida. O wide receiver João Pedro (81) mostrou novamente toda a sintonia com o QB Lipe e fez uma recepção de fundamental importância, pois sem ela o jogo teria terminado com a vitória de Limeira.
Leme tinha mais quatro jogadas para conseguir o touchdown, pois só assim sairia com a vitória. Restavam poucos segundos no relógio. O QB Lipe fez um play action fingindo entregar a bola para o running back Neto (33), mas em vez disso, conectou um passe para o DL e TE #87 Tito, que fez a recepção dentro da endzone. Era o touchdown do título. Final: 27 x 26 para os donos da casa.
Mas ainda restavam 10 segundos no placar. Os lagartos não chutaram o ponto extra, pois um ponto a mais não iria alterar em nada o placar e ainda corria o risco do chute ser bloqueado. O kicker e corner Diogo (43) fez talvez o kickoff mais difícil de sua vida, pois em razão das faltas a bola foi posicionada muito atrás pela arbitragem.
Diogo devolveu a bola para Limeira com um chute correto, fazendo a mesma flutuar no ar para queimar alguns segundos a mais no relógio. Limeira ainda conseguiu um grande retorno, mas os ponteiros do relógio já haviam parado de girar. Festa dos Lizards e muita comemoração pelo título heroico.