Por Edmar Ferreira
Vou escrever um pouco da minha viagem ao México.
Passei uma semana em Riviera Maya, a cerca de duas horas de Cancún, transmitindo a Copa AFIA de Futebol Máster pela AFIA TV.
Foi minha terceira vez naquele país. Estive na companhia do também narrador Sidney Botelho e do comentarista gaúcho José Carlos Keiber. Narramos 18 jogos cada um.
Ficamos hospedados no Hotel Barceló, um dos mais conceituados do mundo. Fiquei impressionado com o seu tamanho.
O campo ficava dentro do hotel. Mas o que a gente não esperava era a forte chuva que caiu durante três dias consecutivos. Em um deles virou tempestade. Isso alagou completamente o gramado e acabou prejudicando os jogos da fase de classificação.
Foi então que a organização encontrou um outro estádio para dar prosseguimento a competição. A cerca de 15 minutos do hotel. Esse com gramado sintético, impecável. Só não tinha cabine de imprensa.
Improvisamos uma na arquibancada. Após três dias de sol, as finais enfim, puderam ser realizadas no Barceló. Os campeões das quatro categorias foram Policarentes/ES (Diamond), G-40/RS (Platinum), Ponta Negra/AM (Silver) e Santos (Gold).
Desde 2014 eu faço parte da equipe de transmissão da AFIA TV. Todos os jogos são transmitidos ao vivo. Tive a honra de narrar em 12 países até agora na minha carreira, entre eles México, Espanha, Portugal, Panamá e República Dominicana.
O sonho do presidente Rogério Donato é levar agora a Copa AFIA para os EUA, Emirados Árabes e Austrália. Aí sim!
Nesta edição no México, alguns ex-jogadores que fizeram história em nosso futebol estiverem presentes. O eterno goleador Cláudio Adão por exemplo, foi campeão com o Policarentes/ES, cujo técnico era Paulo Sérgio, ex-goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982.
O zagueiro Leandro, campeão mundial com o Grêmio, foi campeão com o G-40 e eleito o melhor jogador do torneio.
Outros jogadores famosos do torneio em Riviera Maya foram os volantes Lima, ex-São Paulo e Roma da Itália, Julinho, ex-Palmeiras, Axel, ex-São Paulo e Santos e o volante Ergos, que jogou no Corinthians.
O próximo torneio será no mês de abril de 2018, em Mallorca, na Espanha.
Antes da Copa, o Congresso Técnico com os árbitros
Equipe AFIA com o presidente Rogério Donato
Com o árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho
Com o árbitro Eduardo César Coronado Coelho
Com o árbitro uruguaio Fernando Falce
Com o árbitro Marcelo Rogério
Após a Copa AFIA – Programa Estrelas da Copa
Com o mito Cláudio Adão
Com Lima, Sérgio Duarte, Cláudio Adão, Axel e Paulo Sérgio
Com lateral Celso Martins, do G-40, autor do gol mais bonito