O PROESA (Programa de Esportes Adaptados) da Prefeitura, que é desenvolvido pela secretaria de Esporte e Lazer, terá uma representante nos Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil deste ano.
A atleta com deficiência intelectual Érika Raiza Coimbra teve sua participação confirmada, esta semana, pela organização do evento. O direito foi conquistado em função dos excelentes resultados obtidos na temporada, em especial, no torneio regional de Ginástica Rítmica realizado em Guaratinguetá (SP), em setembro, quando foi ouro nas modalidades corda e arco. A atleta é treinada pela técnica Denise Guimarães.
Os Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil acontecem de 2 a 4 de novembro, em Jundiaí. São esperados 200 atletas, que disputarão as modalidades de atletismo, natação, bocha, ginástica rítmica, tênis de campo, tênis de mesa, futsal e futebol. A competição estadual é classificatória para a etapa nacional que acontece na cidade do Rio de Janeiro, em 2018.
O PROESA abrange todas as atividades desenvolvidas pela secretaria de Esporte e Lazer voltadas a pessoas com deficiência e atende atualmente 120 alunos de todas as idades – entre pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, múltiplas e com Transtorno do Espectro Autista, sob a coordenação da gerente de projetos PCD, Ângeli Polatto Boaventura.