Por Edmar Ferreira
Morreu em Campinas aos 80 anos, o ex-árbitro de futebol Oscar Scolfaro, um dos primeiros brasileiros a ter destaque dentro do quadro da Fifa.
Segundo o site Futebol Interior, ele sofria com um câncer há algum tempo e não resistiu. Scolfaro foi enterrado ontem à tarde no Cemitério Flamboyant, em Campinas.
Scolfaro faz parte da história da Internacional de Limeira. Ele foi o árbitro que apitou a inauguração oficial do Estádio Major José Levy Sobrinho. O Corinthians venceu por 3 a 2, gols de Luciano (2) e Romeu. Para o Leão marcaram Carlinhos e Roberto.
Naquela partida, foram 30.073 pagantes para uma renda de Cr$ 452.800,00. O pontapé inicial foi dado pelo piloto Emerson Fittipaldi.
A Inter atuou naquele dia com: Carlinhos Biagioli; Silvio (Carlinhos), Belini, Klein e Bauer; Jorge Cruz, Sérgio Moraes (Roberto) e Sérgio Luiz (Varley); Assis, Tião Marino e Marquinhos.
O Corinthians venceu com: Tobias, Beline, Darcy (Ademir), Zé Eduardo (Cláudio Marques) e Cláudio Mineiro; Tião, Ruço (Vieira) e Luciano; Vaguinho, Geraldão (Edu) e Romeu.
Vale lembrar que o primeiro jogo da Inter no Major Levy foi no dia 17/06/1976. O Leão perdeu para o Clube Atlético Pirassununguense (CAP) por 3 a 2. O primeiro gol do estádio foi de Assis, aos 4 minutos do da etapa inicial.
O recorde de público do estádio foi registrado no dia 12/07/1979, quando 39.123 pessoas pagaram ingresso para assistirem o 0 a 0 entre Internacional e Corinthians pela divisão de elite.
Oscar Scolfaro foi diretor de árbitros da Federação Paulista de Futebol no final dos anos 80. Aposentado da Sanasa, empresa que cuida do abastecimento de água e esgoto em Campinas, ele mantinha um estacionamento e um lava-rápido na cidade.
De família tradicional de Campinas, Scolfaro começou a apitar pela Federação Paulista em 1971. No total comandou 155 jogos em caráter nacional, inclusive duas finais de Campeonato Brasileiro.
A primeira em 1979, quando o Internacional sagrou-se bicampeão ao derrotar o Vasco da Gama. A segunda em 1982, quando o Flamengo foi campeão em cima do Grêmio.
Também dirigiu um jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1982, vencida pela Itália, e atuou na Taça Libertadores da América por sete temporadas.