Por Edmar Ferreira
A Internacional venceu o Desportivo Brasil por 2 a 0, hoje à tarde no Limeirão, e praticamente selou sua classificação para a segunda fase da Copa Paulista. Apenas 456 torcedores prestigiaram a partida.
A Inter completou sua sexta partida sem derrota, com cinco vitórias e um empate. Agora, terá dois jogos fora de casa contra Taboão da Serra, quarta-feira às 15h, e São Paulo, sábado às 10h, no Morumbi.
Moisés no gol e Michel na lateral-direita foram as principais novidades da Inter, que segue em seu tradicional rodízio de testes visando a Série A-2 do ano que vem.
O Desportivo Brasil, único time que conseguiu vencer a Internacional nesta Copa Paulista – fez 2 a 1 em Porto Feliz, começou melhor e logo no primeiro minuto, o centroavante Ingro arriscou de fora da área e assustou Moisés.
Logo em seguida, outra jogada de perigo dos visitantes, quando Erick recebeu cruzamento da direita e finalizou da marca do pênalti para uma defesa segura de Moisés.
Mas na primeira chegada leonina, Lucas Douglas deu um passe milimétrico para Jow, que foi puxado na área. Pênalti bem marcado pelo árbitro Anderson Faustino Cordeiro. Wesley cobrou bem e marcou seu 11º gol pela Inter em 39 jogos.
Mas o Desportivo Brasil não sentiu o gol e continuou dominando as ações, tendo mais posse de bola. Aos 40, Ingro recebeu na área e bateu forte para outra defesa de Moisés.
A Inter por pouco não foi para o intervalo com 2 a 0 no placar. Wesley lançou Jow pela direita. O atacante leonino ganhou do marcador, entrou na área e na saída do goleiro Gilberto, serviu Wesley. Mas ele não contava com o lateral Carlinhos, que salvou o time de Porto Feliz.
O lateral Michel foi substituído no intervalo com suspeita de fratura na face. O jogador foi conduzido ao hospital e Vinícius Pedalada entrou em seu lugar.
A diretoria da Internacional novamente prestou homenagens. Desta vez foram lembrados Tatão (164 jogos e 54 gols pela Inter), Careca (100 jogos e 46 gols) e Alfredinho (57 jogos e 19 gols). O trio foi ovacionado pelos presentes. Muita emoção.
Segundo Tempo
O segundo tempo foi tenso. O time de Maurício Barbiéri literalmente mandou no jogo. Aos 16, em nova jogada de Ingro, o centroavante serviu William, que disparou uma bomba da meia-esquerda, que raspou a trave leonina.
Aos 21, a Inter perdeu o volante Marquinhos, que em um lance bobo na lateral, colocou a mão na bola. Como já tinha recebido o amarelo anteriormente, foi expulso de campo.
Imediatamente, João Vallim colocou Balardim para recompor o setor, sacando o apagado Moisés.
Foi então que o Desportivo Brasil foi para o chamado “tudo ou nada”, criando uma chance atrás da outra. O time de Porto Feliz insistia nos famosos chuveirinhos para Ingro, mas Carlão era perfeito pelo alto.
A defesa da Inter foi gigante. Aos 30 minutos, um lance incrível para o Desportivo Brasil. No cruzamento da Erick, Ingro dominou na área, girou em cima da marcação e bateu rente a trave de Moisés. Foi por pouco mesmo.
Aos 33 minutos, em uma das raras jogadas ofensivas da Veterana, Vinícius Pedalada desceu pela direita, ganhou na corrida do marcador e cruzou para Balardim, que bateu de chapa. Excelente defesa de Gilberto.
Os 10 minutos finais foram de sofrimento para os leoninos. Era o chamado “Deus nos acuda” na defesa. Só dava Desportivo Brasil. Aos 35, Erick cruzou para Fio, que perdeu ótima chance, escorando para fora.
Aos 39, a sorte provou que estava ao lado da Internacional. Em um levantamento de Carlinhos pela direita, quase Carlão marcou contra. A bola raspou o travessão de Moisés.
Quando o empate estava próximo de acontecer, a Inter novamente contou com a sorte. Tom, que tinha acabado de entrar na partida, avançou pela direita e tabelou com um adversário. A bola sobrou livre para o barba assassina, que executou o goleiro Gilberto: 2 a 0.
Foi o 12º gol de Tom em 33 jogos pela Inter. Ele é o maior artilheiro da Era João Vallim. Estava liquidada a fatura.
Nos outros jogos da 10ª rodada, o São Paulo venceu o Atibaia, em Indaiatuba, por 1 a 0, enquanto o Rio Branco fez 2 a 0 no Taboão da Serra, fora de casa.
A classificação do Grupo 2 ficou assim: 1) Internacional 18, 2) São Paulo 15, 3) Desportivo Brasil 14, 4) Atibaia 10, 5) Rio Branco 9, 6) Taboão da Serra 7 e 7) Audax 5.
Ficha Técnica
Internacional 2 x 0 Desportivo Brasil
Gols – Wesley, de pênalti, aos 9 minutos do 1º tempo e Tom aos 42 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Limeirão
Árbitro – Anderson Faustino Cordeiro
Auxiliares – Alex Alexandrino e Denis Antônio Mistrelo
Público – 456 pagantes
Renda – R$ 6.180,00
Internacional – Moisés; Michel (Vinícius Pedalada), Carlão, Nikão e Malcoon; Marquinhos, Luís Roberto e Moisés (Balardim); Lucas Douglas, Jow (Tom) e Wesley. Técnico – João Vallim.
Desportivo Brasil – Gilberto; Carlinhos, Diego Lands, Glauco e William; Vinícius, Jonathan Costa (Léo Prado), Marquinhos (Fio) e Edson Pio (Rodriguinho); Ingro e Erick. Técnico – Maurício Barbiéri.
Ocorrências – cartão vermelho para Marquinhos (IN) e amarelo para Fio (DB).
*** Fotos – Fernando Carvalho/Gazeta de Limeira