Por Edmar Ferreira
Um jogão. Assim foi a importante vitória da Internacional por 2 a 1, de virada, sobre o Rio Branco, esta tarde no Estádio Décio Vitta, em Americana.
Sem contar com Nikão lesionado, João Vallim promoveu o retorno de Carlão à zaga ao lado de Balardim. Nas demais posições o Leão foi o mesmo que venceu Taboão da Serra (4 x 2) e São Paulo (1 x 0).
Como o Atibaia folgou nesta rodada, a Inter sabia que em caso de vitória, assumiria a liderança isolada do Grupo 2 da Copa Paulista.
Mas o início não foi dos melhores. O time da casa, que buscava sua primeira vitória na competição, começou pressionando e apostando na velocidade de Franck.
Logo aos 3 minutos, mais um gol de cabeça sofrido na “Era Vallim”. Após escanteio cobrado por Cesinha, ex-volante da própria Inter, o estreante Afonso subiu bem para abrir o placar.
No minuto seguinte, a Inter contou com a sorte para não sofrer o segundo gol. De novo Franck. O atacante recebeu na entrada da área e bateu forte. A bola bateu nas costas do seu companheiro Afonso e quase encobriu Moisés.
A Inter demorou para se assentar em campo. Foi então que começou a surgir o bom futebol do meia Moisés, substituto de André Mococa. Dos seus pés foram criadas as melhores jogadas ofensivas da Veterana. Aos 19, ele girou para cima do marcador e tentou colocar no canto, mas mandou à direita de Neto.
Aos 22, Jow, que vem crescendo de produção na Inter, fez ótima jogada na área e mandou cruzado para uma excelente defesa de Neto. O problema é que o Leão ficou exposto aos contra-ataques do Tigre. Em um deles aos 25, quase Pablo ampliou.
Aos 32, após boa trama ofensiva da Inter, Moisés serviu Calixto, que livre de marcação pela meia-esquerda, chutou forte, porém mandou por cima do gol. Aos 35, Teco se livrou do marcador e mandou um tubaço de fora da área, que deu um enorme trabalho ao goleiro Neto. Na sobra, Tom estava impedido.
A Inter pressionava o adversário, mas o empate não acontecia. Na última chance do primeiro tempo, Moisés levantou na cabeça de Ricardinho, que escorou por cima do gol.
Segundo Tempo
A Inter voltou com a mesma formação e novamente bastante ofensiva. Merecidamente o gol de empate surgiu aos 4 minutos, quando Calixto recebeu na esquerda e levantou na cabeça de Moisés, que escorou no cantinho de Neto: 1 a 1.
O jogo estava aberto e o Rio Branco voltou assustar no minuto seguinte, quando Marcelinho cruzou para Afonso, que parou na bela defesa de Moisés.
Até que aos 11 minutos, a empolgada torcida leonina, que deu um verdadeiro show no Décio Vitta, explodiu novamente de alegria. Michel carregou pela direita e cruzou para Moisés, que da meia-esquerda, acertou um pombo sem asa, no ângulo de Neto. Um golaço: 2 a 1. Já são quatro gols do ex-meia do Rio Claro em seis jogos pelo alvinegro.
O segundo gol leonino fez o Rio Branco acordar e voltar para o jogo. Mas a tarde era de Moisés. Até o xará do meia fez defesas importantes, como nos arremates de Franck aos 17 e Afonso aos 25.
A Inter perdeu o zagueiro Carlão lesionado. Sem beques no banco de reservas, Vallim improvisou Marquinhos no setor.
Moisés deixa de pedir música no Fantástico ao recebe de Teco, avançar livre e parar no goleiro Neto.
Aos 35, Gabriel, que tinha acabado de entrar no Rio Branco, cobrou uma falta da meia-esquerda e Moisés fez uma defesa fantástica, evitando o empate.
Por incrível que pareça, os cinco minutos finais foram todos da Inter. Completamente entregue em campo, o Rio Branco apenas assistiu o seu goleiro Neto fazer uma defesa atrás da outra.
Aos 39, o goleiro, que estaria jogando com um dos dedos fraturado, pegou um chute cruzado de Michel. Aos 46, evitou inacreditavelmente o primeiro gol do volante Teco com a camisa internacionalina. Foi cara-a-cara após passe de Wesley. E aos 48, outro milagre na conclusão de Jow, após passe milimétrico de Tom. Final – 2 x 1, de virada.
Situação
A Inter garantiu a terceira vitória seguida e assumiu a liderança do Grupo 2. com 11 pontos. Nos outros dois jogos desta tarde: Desportivo Brasil 1 x 0 Audax e Taboão da Serra 2 x 2 São Paulo.
A classificação ficou assim ao término deste primeiro turno: 1) Internacional 11, 2) Desportivo Brasil e Atibaia 10, 4) São Paulo 9, 5) Taboão da Serra 6, 6) Audax 4 e 7) Rio Branco 3.
No próximo domingo, às 10h, a Inter enfrenta o Audax, em Osasco. Para esta partida perdeu o lateral Michel suspenso.
Rio Branco 1 x 2 Internacional
Gols – Afonso aos 3 minutos do 1º tempo (RB); Moisés aos 3 e aos 11 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Estádio Décio Vitta, em Americana
Árbitro – André Luís Riquena
Auxiliares – Guilherme Aparecido Romachelli e Patrícia Carla de Oliveira
Público e renda – não divulgados
Rio Branco – Neto; Pablo, Rufino, Thiago Bernardi e Matheus Mima (João Vitor); Higor (Vitor Hugo), Tremonti, Cesinha e Marcelinho; Afonso (Gabriel) e Franck. Técnico – Edson Vieira.
Internacional – Moisés; Michel, Baralrdim, Carlão (Marquinhos) e Calixto; Teco, Ricardinho e Moisés (Lucas Douglas); Tom, Jow e Wesley. Técnico – João Vallim.
Ocorrências – cartões amarelos para Michel e Marquinhos (IN); Afonso (RB).
*** Fotos – João Vitor Fedato e Sanderson Barbarini | FOCO NO ESPORTE
Transmitimos o jogo pelos 1020 AM da Educadora