Categorias
Prefeitura de Limeira

Limeira recebe projeto de incentivo aos paradesportos

Redes Sociais Esportivas

O Ginásio Vô Lucato recebe a partir de hoje, a 47ª etapa do projeto Experimentando Diferenças, das Loterias da CAIXA, que estará pela primeira vez em Limeira, a convite da prefeitura da cidade.

Para execução do projeto, será montada uma arena com mais de 180 metros quadrados para experimentação gratuita dos esportes adaptados.

A expectativa do secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Augusto Zanon, é de que passem pelo projeto mais de 1.000 estudantes das 21 escolas municipais, estaduais e particulares inscritas.

“São crianças e adolescentes das mais diversas faixas etárias, além de um grupo de estudantes universitários, pessoas com deficiência atendidas por entidades do município e idosos que praticam esportes adaptados como o vôlei, por exemplo”, explica.

A experimentação das modalidades esportivas adaptadas será exclusiva para os estudantes, mas o público em geral poderá visitar o espaço para conhecer o projeto. O horário de funcionamento será das 9h às 17h, diariamente.

Hoje, a abertura oficial, com a participação do prefeito Mário Botion (PSD) e demais autoridades e convidados, acontecerá às 13h.

“Acreditamos que o Experimentando Diferenças será um grande sucesso em Limeira. As escolas se inscreveram, demonstrando o interesse que o assunto desperta por sua importância”, afirma Zanon. Ele lembra que a vinda do projeto para a cidade complementa a programação dos Jogos Municipais Adaptados, que aconteceram entre os dias 12 a 17 deste mês.

Criado em 2013, o Experimentando Diferenças vem realizando o sonho de promover a inclusão das pessoas com deficiências, divulgar a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas.

O projeto oferece cinco modalidades esportivas: corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites.

“Nesse ambiente, monitores ensinam o público a, por exemplo, jogar futebol com os olhos vendados, basquete em cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike, dentre outras modalidades do esporte adaptado. Assim, o público tem a oportunidade de se sentir ‘na pele’ de uma pessoa com deficiência que pratica esportes”, explica Fernando Rigo, CEO do Experimentando Diferenças.

Desde 2013, o projeto já passou por 30 cidades, interagindo com mais de 18 milhões de frequentadores dos locais onde a arena foi montada.

Cerca de 160 mil pessoas aceitaram o convite para brincar no espaço, praticando esportes adaptados. E o melhor: utilizando equipamentos semelhantes aos usados por atletas profissionais nas competições internacionais.

Além dos monitores, que circulam o tempo todo pela arena apoiando os visitantes, o projeto conta com a participação de paratletas profissionais.

Em Limeira, estarão, no dia 25, das 14h às 16h, os atletado goalball Josemarcio da Silva Sousa (atleta Caixa), Alex de Melo Sousa (atleta Caixa) e Luciano de Souza Batista (atleta da seleção).

Já no dia 27, estará na arena, das 14h às 16h, o atleta Diego Moreira, do tênis de mesa.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •