Por Edmar Ferreira
Não foi uma grande exibição da Inter de Limeira no Vale do Paraíba, mas suficiente para a vitória.
Jogando ontem à noite no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, diante de 105 pagantes, o Leão derrotou o São José FC por 2 a 1, com dois gols do lateral-esquerdo Calixto, ambos no segundo tempo.
Mais um tabu foi quebrado por João Vallim, afinal de contas, a Inter não vencia neste estádio há 21 anos. A última vitória tinha sido pela Série A-2 de 1996.
Até então, nos últimos 8 jogos da Inter no Martins Pereira, foram sete empates e uma derrota.
Vallim deu uma oportunidade a Alisson, que jogou os 90 minutos. Teve uma atuação discreta. Jow, que atuou nas 14 partidas anteriores, ficou no banco e nem entrou.
O primeiro tempo deu sono. Raras foram as chances de gol.
Para ser sincero, a única da Inter nos 45 minutos iniciais foi uma bola de Tom no travessão logo aos 7 minutos.
Teve um lance bonito aos 21 minutos, quando Calixto tabelou com André Mocóca, avançou com liberdade pela esquerda, se livrou de dois marcadores, mas bateu mal.
O São José dominou as ações na primeira etapa, mas nada que oferecesse perigo a Rafael Pin.
Os gols saíram no segundo tempo.
Logo no primeiro minuto, Tom foi derrubado na ponta-direita. Calixto levantou para a área, Alisson tentou o cabeceio e atrapalhou o goleiro Luan. A bola quicou na pequena área e encobriu o arqueiro: Inter 1 a 0.
Primeiro gol de Calixto pela Veterana.
Só que dois minutos depois o time da casa empatou. Rafael Pin fez uma grande defesa após cabeceio de Matheus e na sobra, Williams fuzilou o arqueiro: 1 a 1.
Aos 14, o volante Teco mandou um tubaço de fora da área e só não marcou o segundo porque a bola foi desviada em um defensor do Tigre do Vale.
A Inter melhorou com as entradas de Luís Roberto e Lucas Douglas.
O artilheiro Wesley quase não apareceu no jogo.
Até que aos 36 minutos, após cobrança de escanteio de André Mocóca, o goleiro Luan saiu de soco. A bola foi dominada por Calixto na meia-lua da grande área. Iluminado, o lateral ameaçou chutar, fintou seu marcador e bateu forte, marcando o segundo gol da Inter. Quase o time inteiro foi abraçá-lo.
Após o gol, a Inter se fechou e garantiu mais essa importante vitória fora de casa.
Com o resultado, a Inter empata na liderança com o Olímpia com 30 pontos ganhos, mas perde no critério de saldo de gols: 12 x 9.
No domingo, às 10h, a Inter recebe o Nacional, no Limeirão. Em caso de vitória, o Leão sacramenta sua classificação para o mata-mata.
Ficha Técnica
São José F.C 1 x 2 Internacional
Gols – Calixto a 1 e aos 36 minutos do segundo tempo (IN), Williams aos 3 do segundo tempo (SJ)
Local – Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos
Árbitro – Roberto Pinelli.
Auxiliares – Claudemir Afonso da Silva e Danilo Nogueira da Silva
Público – 105 pagantes
Renda – R$ 1,125,00
São José F.C – Luan; Gustavo (Felipe), Matheus, Taisson e Bruno Oliveira; Eduardo, Lucas Pena (José Gledson), Gerson e Filco (Gabriel); Michel e Williams. Técnico – Paulo Campos.
Internacional – Rafael Pin; Vinícius Pedalada (Balardin), Carlão, Nikão e Calixto; Marquinho, Teco (Luís Roberto) e André Mocóca; Tom, Alisson e Wesley (Lucas Douglas). Técnico – João Valim.
Ocorrências – cartões amarelos para Nikão (IN), Bruno Oliveira, Taisson e Williams (SJ).
*** Fotos – Tião Martins – São José dos Campos